sexta-feira, 16 de novembro de 2012
domingo, 4 de novembro de 2012
Freguesias do Jarmelo em processo de agregação

quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Mais uma caminhada até ao Jarmelo
No passado dia 27 de Outubro, o Grupo de Educação Fisica da Escola Secundária da Sé - Guarda, realizou também a sua caminhada até ao Jarmelo. Durante a tarde foi possivel a realização de uma visita guiada ao Castro do Jarmelo passando pela sua Casa Museu.
No Percurso Pedonal do Jarmelo, para além de ser possivel desfrutar do contacto com a natureza, é ainda possivel apreciar alguma da arquitetura popular das aldeias percorridas (João Bragal, Casas da Ribeira e Ima). Na Ima, já por terras do Jarmelo e antes da subida final até à Antiga Vila do Jarmelo, é possivel fazer uma pequena pausa no "Re(en)canto da Ima", visitar o seu forno comunitário recuperado e, com um pouco de sorte, apreciar ao vivo alguns exemplares da raça bovina "Jarmelista" nas suas pastagens.
Para o usufruto deste conjunto de atrativos do Percurso Pedonal do Jarmelo, as organizações de eventuais caminhadas deverão, previamente, contactar a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, por forma a que esta possa programar a abertura dos vários espaços e actividades nas datas e horas pretendidas pelos grupos.
É com todo o gosto que a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo recebe os grupos de caminhantes no Jarmelo.
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Projeto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria no Jarmelo
Imelda Monteiro Miragaia - "Saia Velhinha" from MPAGDP on Vimeo.
No passado dia 1 de Setembro o projeto "A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria" deslocou-se ao Jarmelo para registar o tema musical "A Minha Saia Velhinha". O tema foi tocado por Imelda Monteiro Miragaia, um dos membros da "Ronda do Jarmelo" (grupo de cantares tradicionais do Jarmelo). Nas atuações da "Ronda do Jarmelo", o tema em causa para além de ser tocado é também cantado.
O projeto "A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria" é um Canal/Arquivo de vídeos para celebrar a variedade da música feita em Portugal. Os vídeos são sempre filmados em espaços exteriores ou inóspitos aproveitando os sons ambientes e criando intimidade com os músicos.
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Jarmelo mais longe

No sentido de se contrariar esta nova realidade a ACDJ disponibiliza
informação sobre a forma de evitar os troços com portagens da A23 e da A25:
Continuem a visitar o Jarmelo!
sábado, 8 de setembro de 2012
Morcela da Guarda também é feita no Jarmelo
A exposição denominada «Morcela da Guarda – Tradição, Saber e Sabor» é uma iniciativa da Câmara Municipal da Guarda, contando com o apoio da Pró-Raia, e tem por objectivo enaltecer um dos mais genuínos e característicos produtos gastronómicos da região. Através de registos fotográficos e videográficos percorrem-se os caminhos da memória para se reviver a tradição das matanças do porco, que ainda há uns anos aconteciam nas aldeias, onde todas as famílias cevavam e matavam um «marrano» para dele retirarem alimento para todo o ano.
O porco era a mantença da casa, na medida em que fornecia carne e enchidos, que todos a apreciavam, confeccionados segundo os saberes que foram transmitidos em gerações sucessivas.
A partir do sangue retirado no momento da matança confeccionava-se um dos mais genuínos enchidos portugueses: a morcela. A da Guarda há muito que adquiriu nome e estatuto, sendo uma das mais apreciadas do país.
O catálogo da exposição contém textos de dois estudiosos das tradições regionais: Paulo Leitão Batista e Norberto Gonçalves.
O catálogo é de edição bilingue (português e inglês ou português e castelhano), e os textos são enquadrados por um conjunto de fotografias colhidas por Arménio Bernardo em matanças à antiga realizadas em aldeias do concelho da Guarda, nas quais se inclui a aldeia de Donfins, no Jarmelo. Nas fotografias colhidas em casa de Ana e Prazeres Miragaia, pode ainda verificar-se a utilização de objetos de cutelaria com origem nas tradicionais oficinas do Jarmelo.
O vistoso e bem concebido catálogo contém ainda um conjunto de receitas modernas em que a morcela é o ingrediente principal.
O vistoso e bem concebido catálogo contém ainda um conjunto de receitas modernas em que a morcela é o ingrediente principal.
A exposição, inaugurada no dia 12 de Julho, pode ser visitada até ao dia 15 de Setembro, de terça a sábado, das 14 às 20 horas.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Santa Eufêmia viveu no século III d.C. e era filha de um senador chamado Filofronos e de sua esposa, Teodósia, em Calcedônia, localizada então do outro lado do Bósforo a partir de Bizâncio (que se tornaria no futuro a cidade de Constantinopla, hoje chamada de Istambul). Desde a sua infância ela foi consagrada à virgindade.
O governador da Calcedônia, Prisco, emitiu um decreto obrigando que todos os habitantes da cidade tomassem parte dos sacrifícios ao deus romano Ares. Santa Eufêmia foi descoberta escondida juntamente com outros cristãos numa casa, rezando para o Deus cristão e clara desobediência às ordens do governador. Por conta de sua recusa em se submeter aos sacrifícios, eles foram torturados por vários dias e então entregues ao imperador. Santa Eufêmia, a mais jovem entre eles, foi separada de suas companheiras e submetida a tormentos particularmente duros, incluindo a roda, na esperança de quebrar seu espírito. Acredita-se que ela tenha finalmente morrido num ataque de um urso selvagem na arena, por ordem de Diocleciano.
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Volta a Portugal em Bicicleta passa pelo Jarmelo

sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Castro do Jarmelo na Agenda Guarda
Com a edição de Agosto de 2012 da "Agenda Guarda", publicação mensal da Culturguarda para a Câmara Municipal da Guarda, o Castro do Jarmelo passou a constar da lista de monumentos a visitar no concelho da Guarda (ver página 15).
A divulgação do Jarmelo e do seu património cultural ganhou assim mais um espaço, chegando desta forma a um maior número de potênciais visitantes.
www.issuu.com/agendaguarda/docs/agosto2012
sábado, 21 de julho de 2012
Desapareceu o contador das estórias do Jarmelo
Nascido em Leiria no dia 3 de Outubro de 1919, José Hermano Saraiva iniciou a sua vida pública como político. Deputado à Assembleia Nacional, Procurador à Câmara Corporativa e mais tarde Ministro da Educação, tornou-se Embaixador de Portugal no Brasil entre 1972 e 1974, assumindo com grande empenho a representação do País junto daquela potência estrangeira.
Das muitas estórias que serviam de enquadramento à sua História de Portugal, o professor em 1999, também contou no Jarmelo as suas estórias. Ainda hoje, passada mais de uma década sobre a sua visita às terras de Jarmelo, a reprodução do programa televisivo então transmitido na RTP 2 (Horizontes da Memória), continua a cativar as atenções a quem visita a Casa Museu do Jarmelo. O enquadramento feito, em 1999 pelo Professor José Hermano Saraiva, da Vila do Jarmelo continua, nos dias de hoje, a manifestar-se como uma excelente explicação do contexto histórico e cultural do Jarmelo.
Depois de 1974, José Hermano Saraiva dedicou-se à comunicação, tendo assumido a autoria e a apresentação de vários programas na televisão que, tendo popularizado a sua veia historiográfica, lhe granjearam o reconhecimento unânime por parte da população.
Comunicador nato, conseguia transmitir com uma alegria e um entusiasmo incomuns os vários factos e episódios que haviam constrangido a História de Portugal.
Também desse período, são os muitos livros que escreveu e publicou, com especial ensejo para a "História Concisa de Portugal" que conheceu um número perfeitamente anormal de edições em linha com a importância que ele teve na divulgação da nossa Identidade e, por conseguinte, na consolidação da Nacionalidade Portuguesa.
O programa sobre o Jarmelo do Professor José Hermano Saraiva pode ser visionado todos os Domingos e Feriados, até Setembro, na Casa Museu do Jarmelo
sábado, 7 de julho de 2012
Viver no Jarmelo

A noticia de mais um nascimento numa das aldeias do Jarmelo foi motivo de reportagem no jornal local "Terras da Beira".
quarta-feira, 27 de junho de 2012
São Pedro do Jarmelo

quarta-feira, 13 de junho de 2012
Mais uma caminhada até ao Jarmelo

sábado, 9 de junho de 2012
Muralha do Castro do Jarmelo recuperada


terça-feira, 22 de maio de 2012
Jarmelo na memória...

Ver programa (min. 47):
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Eduardo Lourenço recebe Prémio Pessoa 2011

Na imagem podemos ver Eduardo Lourenco com Helia Correia e o poeta Rui Rocha na sua recente visita ao Jarmelo, presisamente no ano 2011.
29ª Feira do Jarmelo
Desta forma, no próximo dia 3 de Junho, o Jarmelo
voltará a ser palco de mais uma edição da sua Feira, que mais uma vez procurará
promover o mundo rural de toda aquela região.
Também integrado na 29ª edição da
Feira do Jarmelo, irá decorrer este ano, o 4º Concurso Nacional Bovino da Raça
Jarmelista.
A Feira terá início às 8 horas com a chegada dos animais sujeitos a concurso. Pelas 10 horas será
efectuada a avaliação/ classificação dos animais, para a consequente entrega de
prémios aos seus criadores às 12h30. Às 13ho0 horas realizar-se-á mais uma vez a degustação da vitela jarmelista e
à tarde, pelas 16 horas decorrerá a habitual garraiada, este ano novamente animada pelos
“Los Paráguas Toreros”. Durante o dia haverá animação do recinto.
Mais uma vez se espera uma grande afluência de visitantes à Antiga Vila do Jarmelo, passando um agradável dia de convivio e contato com o mundo rural.
Para os amantes da natureza e do desporto a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo sugere, como forma de chagar até ao Jarmelo, uma caminhada ou um passeio de bicicleta pelo Trilho do Jarmelo, que integra Rede Municipal de Percursos Pedonais, desde o Parque Urbano do Rio Diz, na cidade da Guarda até ao recinto da Feira do Jarmelo. Será com certeza uma forma diferente de visitar o Jarmelo no dia 3 de Junho.
terça-feira, 1 de maio de 2012
Visita Pastoral no Jarmelo

terça-feira, 6 de março de 2012
Férias ativas também no Jarmelo

Durante estas duas semanas decorrerão diversas actividades como desportos colectivos, natação, escalada, visitas, karaté, ginástica, ténis, entre outros. Estas actividades destinam-se aos jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos.No dia 4 de Abril será promovida pela manhã uma visita ao Castro do Jarmelo. Pela tarde, depois do almoço, também no Jarmelo, será realizada uma pequena caminhada até à aldeia de Donfins, onde, à tarde o artesão Mateus Miragaia fará uma demonstração de como se fazem as tesouras de tosquia. Mateus Miragaia é o único fazedor de tesouras de tosquia do País.O objectivo principal desta iniciativa é proporcionar aos jovens um conjunto de multiactividades (desportivas, ambientais, recreativas, culturais, de lazer e ocupação de tempos livres), que lhes permitam desenvolver, diversificar e enriquecer o repertório motor, cognitivo e social, assim como, incutir valores comportamentais e atitudes básicas para a formação integral e harmoniosa dos participantes, criando hábitos de prática desportiva regular em contacto com a natureza e de uma vida saudável.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Quem condenou o Jarmelo também condenou o Galo do Entrudo
A Guarda assistiu na noite da segunda-feira antes do Entrudo ao
espectáculo de Carnaval mais aclamado da região da Guarda: o Julgamento e Morte do Galo do
Entrudo, um espectáculo produzido pela Culturguarda/TMG para a Câmara Municipal
da Guarda. Nesta edição, o público voltou a responder à chamada e foram cerca de
seis mil as pessoas que assistiram ao desfile pelas ruas da cidade e ao desfecho
do julgamento na Praça Velha. O ritual foi cumprido: o Galo sucumbiu às chamas
em plena Praça Velha após o seu julgamento. Isto, depois de revelar o seu
testamento e de lhe ter sido concedido o seu último desejo.
Tal como em anos
anteriores, no final foi servida uma saborosa Canja de Galo. De referir ainda
que a organização contou com a participação directa de mais de 350 pessoas entre
actores, músicos, colectividades, grupos profissionais, produção e técnica.
Este ano, o Jarmelo voltou a não estar representado "oficialmente", apenas "informalmente". No entanto o seu nome foi ouvido bem alto na Praça Velha. Foi pois a figura de D. Pedro, que noutros tempos, por causa do assassinio de D. Inês de Castro, mandou arrasar a Vila do Jarmelo, este ano mandou queimar o Galo do Entrudo. O Jarmelo foi assim lembrado neste grande espectáculo comunitário da cidade mais alta de Portugal.
O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo 2012 foi inserido no
programa “Politica das Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e
Inovação” do programa “Mais Centro” (QREN).
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/julgamento-do-galo-guarda-tvi24/1327206-4071.html
domingo, 22 de janeiro de 2012
Degustação de Vitela Jarmelista
Subscrever:
Mensagens (Atom)