Nos próximos dias 15 e 16 de Setembro decorrerão, na Quinta do Silva, no Jarmelo, as cerimónias religiosas em honra de Santa Eufêmia. Dia 15, Sábado, pelas 20:30 terá lugar a procissão das velas seguida de uma missa. Domingo, dia 16, ao meio dia terá lugar uma missa solene em honra de Santa Eufêmia seguida de procissão pelo recinto das festas. As cerimónias religiosas de Domingo serão acompanhadas pela Banda Filarmónica de Pínzio.
Santa Eufêmia viveu no século III d.C. e era filha de um senador chamado Filofronos e de sua esposa, Teodósia, em Calcedônia, localizada então do outro lado do Bósforo a partir de Bizâncio (que se tornaria no futuro a cidade de Constantinopla, hoje chamada de Istambul). Desde a sua infância ela foi consagrada à virgindade.
O governador da Calcedônia, Prisco, emitiu um decreto obrigando que todos os habitantes da cidade tomassem parte dos sacrifícios ao deus romano Ares. Santa Eufêmia foi descoberta escondida juntamente com outros cristãos numa casa, rezando para o Deus cristão e clara desobediência às ordens do governador. Por conta de sua recusa em se submeter aos sacrifícios, eles foram torturados por vários dias e então entregues ao imperador. Santa Eufêmia, a mais jovem entre eles, foi separada de suas companheiras e submetida a tormentos particularmente duros, incluindo a roda, na esperança de quebrar seu espírito. Acredita-se que ela tenha finalmente morrido num ataque de um urso selvagem na arena, por ordem de Diocleciano.
Sem comentários:
Enviar um comentário