quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Jarmelistas com a Poesia



No âmbito do Ciclo Manuel António Pina, o Teatro Municipal da Guarda, a Câmara Municipal da Guarda e o Centro de Estudos Ibéricos realizaram uma série de iniciativas à volta da poesia do escritor português. Houve poemas à solta pelas ruas da Guarda (em formato de postal dos correios) e que foram oferecidos em padarias, pastelarias, lojas de roupa, perfumarias, táxis, etc…
De hora a hora, entre as 7h e as 20h, a poesia esteve também na Rádio Altitude (em 90.9 fm ou em www.altitude.fm) dita por José Neves (actor), Rui Nuno (actor), Rogério Pires (músico), Albino Bárbara (funcionário público), Vasco Queiroz (médico), Filipa Teixeira (professora), Cristina Fernandes (enfermeira), Daniel Rocha (professor) e Américo Rodrigues (director do TMG).
Na quinta-feira, dia 21 de Janeiro, no Pequeno Auditório do TMG realizou-se um recital de poesia. “Poesia Reunida” foi o título desta iniciativa que teve a particularidade de colocar pessoas insuspeitas a recitar poesia (o presidente da Câmara, Joaquim Valente foi um dos convidados, ver listagem em baixo).
Comerciantes, jornalistas, professores, donas de casa, autarcas, estudantes, médicos ou funcionários públicos, todos subiram ao palco do TMG para recitar poemas de Manuel António Pina.
Cada um dos poemas teve acompanhamento ao piano de Élia Fernandes, que compôs músicas para todos os poemas de Manuel António Pina que o TMG seleccionou para esta actividade.
Recitam poesia de Manuel António Pina: Joaquim Valente (presidente da Câmara Municipal da Guarda), Albino Bárbara (funcionário publico), António José Dias de Almeida (professor aposentado), Carlos Reis (director da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG), Daniel Rocha (professor), Ana Pessanha (Directora da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço), Maria do Carmo Borges (ex-Governadora Civil da Guarda), Emília Bidarra (Comerciante), Rosa Antunes (auxiliar de limpeza e cantora), Dario Rodrigues (autarca e bancário aposentado), Vasco Queiroz (médico), José Tapada (coordenador da Central de Camionagem da Guarda), Maria José Trindade Monteiro (dona de casa do Jarmelo), Agostinho Silva (professor do Jarmelo), César Prata (professor e músico), Fátima Rodrigues (professora), Xavier Canavilhas (estudante), Graça Mano (funcionária pública), Pedro Dias de Almeida (jornalista) e Américo Rodrigues (director do TMG).

Sem comentários:

Criatividade Jarmelista