terça-feira, 28 de dezembro de 2010
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Presépio Jarmelista volta a estar exposto

sábado, 20 de novembro de 2010
Jarmelo no "Guarda: A República"
A Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo estará presente no espectáculo através da participação dos elementos da Ronda do Jarmelo.
Nesta edição, a República é o tema central do espectáculo tendo por pano de fundo a cidade da Guarda e misturando episódios reais, que aconteceram, com outros imaginados e que poderiam muito bem ter acontecido. Rebeldino é o republicano que protagoniza toda a história e o qual seguiremos no espectáculo desde a infância à velhice.
O espectáculo terá lugar no Grande Auditório do TMG no dias 26, 27 de Novembro, às 21:30, e no dia 28 de Novembro, às 16:00.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Rota dos Cogumelos... desde o Jarmelo
No âmbito das actividades desenvolvidas pela Associação Cultural e de Melhoramentos do Bairro N.ª Sr.ª de Fátima, esta associação irá organizar, no próximo dia 24 de Outubro de 2010, mais uma caminhada, desta vez, do Jarmelo até à Guarda (Bairro N.ª Sr.ª de Fátima), denominada Rota dos Cogumelos.
A caminhada terá o seu inicio no Jarmelo com uma visita guiada ao Castro do Jarmelo, pelas 8:45 horas, prevendo-se a chegada ao Bairro N.ª Sr.ª de Fátima pelas 12:30, de acordo com o programa do cartaz da organização. O percurso terá cerca de 12Km.
Terminada a caminhada os participantes poderão assistir à actuação do grupo de cantares Ronda do Jarmelo.
As inscrições são limitadas e deverão ser feitas até ao dia 17 de Outubro de 2010, na sede da Associação Cultural e de Melhoramentos do Bairro N.ª Sr.ª de Fátima ou através de contacto telefónico (964280223/963776587).
sábado, 18 de setembro de 2010
Caminhada até ao Jarmelo

A caminhada terá o seu inicio junto ao Edifício do Centro Cívico e Social de S. Miguel – Guarda Gare (Frente à “Praça”), pelas 8:00 horas, prevendo-se a chegada ao Jarmelo pelas 11:30. O percurso tem 15Km.
Mais uma vez o NDS seleccionou o Jarmelo como um lugar de excelência para a realização de mais uma actividade cultural e desportiva.
Informações - NDS – 966212318 / 271230624 / ndsguarda@gmail.com
Informações - NDS – 966212318 / 271230624 / ndsguarda@gmail.com
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Percurso Pedonal do Jarmelo

A apresentação do Percurso Pedonal do Jarmelo é uma actividade inserida no programa da Semana Europeia da Mobilidade promovido pela Câmara Municipal da Guarda.
sábado, 21 de agosto de 2010
Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo em destaque

quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Ronda do Jarmelo no Museu da Guarda

Dia 19, o grupo de cantares "Ronda do Jarmelo" animará a abertura do Museu da Guarda à noite. Mais uma parceria entre o Museu da Guarda e a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo.
terça-feira, 10 de agosto de 2010

Durante o Verão, o Farol Museu de Santa Marta está aberto de 3ª feira a domingo das 10h às 19h00, sempre com entrada livre.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
domingo, 27 de junho de 2010
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Jarmelo presente na Feira de S. João na Guarda
Mais uma vez a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo estará presente com o seu espaço de mostra dos produtos do Jarmelo.
A organização da Feira foi entregue à Culturguarda, que consigo envolve dezenas de colectividades do concelho no certame.
Assim, o programa, que inclui o comércio de artesanato e produtos tradicionais, inclui ainda a apresentação de pequenas peças de teatro, apresentação de grupos de música tradicional, jogos e baile de S. João, “recria o ambiente de feira em princípios do século XX, como grande ponto de encontro”. Tal como no ano passado, a Feira de São João terá uma animação/espectáculo diferente de trinta em trinta minutos. No dia 24, pelas 20:00 horas actuará mais uma vez a Ronda do Jarmelo.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
terça-feira, 18 de maio de 2010
Jarmelo 2010

Com o objectivo de ser assinalada esta importante data para o Jarmelo, o Museu da Guarda e a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo promovem, em conjunto, a edição fac-similada do “Foral Manuelino de Jarmelo”, documento integrante do importante legado do Museu da Guarda.
O livro editado apresenta textos da Profª. Drª Maria Helena da Cruz Coelho, Catedrática em História Medieval da Universidade de Coimbra, e da Profª. Dr.ª Maria do Rosário Barbosa Morujão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ambas do Instituto de Paleografia e Diplomática.
Estamos assim perante uma edição de elevada qualidade, que se propõe que venha a ser um importante testemunho da grande importância histórica da Vila do Jarmelo.
A apresentação pública da edição fac-similada terá lugar no próximo dia 3 de Junho, pelas 15:00 horas, no auditório da sede da Freguesia do Jarmelo - São Pedro.
Dando cumprimento às Acções do Plano Integrado de Animação Local, e procurando promover o encontro, diálogo e aproximação entre os sectores de actividade, com o intuito de desenvolver o território, bem como o intercâmbio de saberes e complementaridade entre as competências, a Câmara Municipal da Guarda, as duas Freguesias do Jarmelo (São Miguel e São Pedro), a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, a ACRIGUARDA - Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda e a Pró-Raia - Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro – Norte, abraçaram novamente este ano e em conjunto, a organização da “ Mostra das Actividades Económicas – Concurso Pecuário do Jarmelo / 27ª Feira do Jarmelo”, prevista no PACA – Plano de Aquisição de Competências e Animação, Medida 3.5 do PRODER – Sub Programa 3.
Desta forma, no próximo dia 6 de Junho, o Jarmelo voltará a ser palco de mais uma edição da sua Feira, que mais uma vez procurará promover o mundo rural de toda aquela região. Também integrado na 27ª edição da Feira do Jarmelo, irá decorrer este ano, o 2º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Vamos limpar o Jarmelo

O desenvolvimento sustentável que procura coligar, em moldes contrabalançados, semblantes sociais e económicos, também desfruta, para os problemas ambientais, do apelido de “decifração capital”.
A Administração Local, pelo conhecimento do espaço geográfico, das principais dificuldades existentes, e dos processos mais convincentes de mediação e intervenção, alberga um papel relevante em toda a “enunciação” ambiental.
Neste contexto, e acreditando que a efectuação ininterrupta de acções imersas em sensibilização e educação ambiental irá proporcionar um planeta mais puro, convidaram-se todas as freguesias do concelho da Guarda a aderir, no próximo dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, à iniciativa “Vamos Limpar o Concelho da Guarda”.
O Jarmelo também vai aderir à iniciativa, procurando limpar os sítios mais poluidos das várias aldeias. Assim, convida-se toda a população do Jarmelo, familiares e amigos a inscreverem-se para participar nesta acção civica de limpeza do Jarmelo.
Para inscrição, informação ou esclarecimento deverão contactar a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, a Junta de Freguesia da sua área ou a Divisão de Serviços Urbanos da Câmara Municipal da Guarda.
Para inscrição, informação ou esclarecimento deverão contactar a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, a Junta de Freguesia da sua área ou a Divisão de Serviços Urbanos da Câmara Municipal da Guarda.
sábado, 10 de abril de 2010
"O Ciclo dos Residuos" no Jarmelo
No passado dia 15 de Abril, pelas 21h00, a Câmara Municipal da Guarda promoveu no Jarmelo uma sessão de esclarecimento sobre "O Ciclo dos Resíduos". A sessão de esclarecimento teve lugar na sede da Freguesia do Jarmelo - São Pedro. Atendendo a que os problemas ambientais têm vindo cada vez mais a afectar o mundo rural e as nossas aldeias, a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo convidou toda a população do Jarmelo a estar presente na referida sessão de esclarecimento.
domingo, 7 de março de 2010
Finalmente começaram os trabalhos...

Muitos foram os anos em que a circulação por aquela estrada se mostrava cheia de perigos. Quase todos os anos eram tapados os maiores buracos no pavimento e todos os anos eles voltavam a abrir com maiores dimensões.
Finalmente os trabalhos de repavimentação de toda a estrada começaram. Não haverá alargamento da via. Haverá no entanto abertura de valetas e respectiva drenagem nas zonas mais alagadiças. Espera-se assim que a partir deste ano todas aquelas aldeias do Jarmelo vejam melhoradas as condiçoes de acessibilidade.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Jarmelo na Morte do Galo

Trata-se de um espectáculo comunitário e de expiação, onde desfilam centenas de participantes oriundos das colectividades do concelho e também actores, músicos e animadores profissionais como a Companhia Kull D’Sac de Valladolid [Espanha], o Maracaibo Teatro de Alicante [Espanha], a Trupilariante – Companhia de Teatro-Circo [Lisboa] e ainda a Banda Filarmónica de Vila Nova de Tazem com um reportório de marchas fúnebres.
Ao desfile não faltará também o culpado por todos os males e injustiças acontecidas no ano que passou, ou seja, o galo, que na Praça Velha será punido! Ele acabará por arder na fogueira, libertando o povo de todos os males que aconteceram no ano anterior. Mas antes, porém, ele terá um julgamento “justo” e pelo meio haverá surpresas!
Estão convocados para esta audiência especial, cujos textos têm a autoria de Norberto Gonçalves, o juiz (interpretado do Agostinho da Silva), um polícia com a aparência semelhante a uma das gárgulas da sé catedral (interpretado pelo actor profissional Rui Nuno), a advogada de acusação Carolina Beatriz Ângelo (interpretada por Cristina Fernandes), o advogado de defesa Rui de Pina (interpretado por Carlos Lopes), a mulher do povo (interpretada por Isabel Monteiro) e o homem trauliteiro (interpretado por Albino Bárbara).
Mas como de resto é sabido, o galo será condenado e “assado” na fogueira.
E no final da noite, à semelhança do sucedido na edição do ano passado, o público será convidado para uma deliciosa e quentinha Canja de … galo!
“O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo tem coordenação geral de Américo Rodrigues, o Galo foi criado e construído por Daniel Martins e a voz do galináceo pertence a Joaquim Martins.
Como já referimos anteriormente, a edição de 2010 do Julgamento e Morte do Galo do Entrudo volta a contar com a forte adesão das colectividades do concelho da Guarda. Participam nesta actividade: Aldeia SOS da Guarda, Alunos de Artes da Escola Secundária da Sé, Alunos do Curso de Animação Sociocultural do Instituto Politécnico da Guarda, Aquilo Teatro, Associação Cultural Copituna D’Oppidana, Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, Associação Cultural, Social e Recreativa da Sequeira, Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Rapoula, Associação da Juventude Activa da Castanheira, Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, Centro Cultural da Guarda, Centro de Cultura e Desporto de Aldeia do Bispo, Gambozinos e Peobardos – Grupo de Teatro da Vela, Grupo de Cantares da Arrifana – Associação Cultural, Grupo de Cantares de S. Miguel da Guarda “A Mensagem”, Grupo de Cantares “Ontem Hoje e amanhã” de Maçainhas, Raiz de Trinta – Associação Juvenil e Rancho Folclórico de Videmonte.
O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo é uma produção da Culturguarda EM para a Câmara Municipal da Guarda.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Jarmelistas com a Poesia
No âmbito do Ciclo Manuel António Pina, o Teatro Municipal da Guarda, a Câmara Municipal da Guarda e o Centro de Estudos Ibéricos realizaram uma série de iniciativas à volta da poesia do escritor português. Houve poemas à solta pelas ruas da Guarda (em formato de postal dos correios) e que foram oferecidos em padarias, pastelarias, lojas de roupa, perfumarias, táxis, etc…
De hora a hora, entre as 7h e as 20h, a poesia esteve também na Rádio Altitude (em 90.9 fm ou em www.altitude.fm) dita por José Neves (actor), Rui Nuno (actor), Rogério Pires (músico), Albino Bárbara (funcionário público), Vasco Queiroz (médico), Filipa Teixeira (professora), Cristina Fernandes (enfermeira), Daniel Rocha (professor) e Américo Rodrigues (director do TMG).
Na quinta-feira, dia 21 de Janeiro, no Pequeno Auditório do TMG realizou-se um recital de poesia. “Poesia Reunida” foi o título desta iniciativa que teve a particularidade de colocar pessoas insuspeitas a recitar poesia (o presidente da Câmara, Joaquim Valente foi um dos convidados, ver listagem em baixo).
Comerciantes, jornalistas, professores, donas de casa, autarcas, estudantes, médicos ou funcionários públicos, todos subiram ao palco do TMG para recitar poemas de Manuel António Pina.
Cada um dos poemas teve acompanhamento ao piano de Élia Fernandes, que compôs músicas para todos os poemas de Manuel António Pina que o TMG seleccionou para esta actividade.
Recitam poesia de Manuel António Pina: Joaquim Valente (presidente da Câmara Municipal da Guarda), Albino Bárbara (funcionário publico), António José Dias de Almeida (professor aposentado), Carlos Reis (director da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG), Daniel Rocha (professor), Ana Pessanha (Directora da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço), Maria do Carmo Borges (ex-Governadora Civil da Guarda), Emília Bidarra (Comerciante), Rosa Antunes (auxiliar de limpeza e cantora), Dario Rodrigues (autarca e bancário aposentado), Vasco Queiroz (médico), José Tapada (coordenador da Central de Camionagem da Guarda), Maria José Trindade Monteiro (dona de casa do Jarmelo), Agostinho Silva (professor do Jarmelo), César Prata (professor e músico), Fátima Rodrigues (professora), Xavier Canavilhas (estudante), Graça Mano (funcionária pública), Pedro Dias de Almeida (jornalista) e Américo Rodrigues (director do TMG).
De hora a hora, entre as 7h e as 20h, a poesia esteve também na Rádio Altitude (em 90.9 fm ou em www.altitude.fm) dita por José Neves (actor), Rui Nuno (actor), Rogério Pires (músico), Albino Bárbara (funcionário público), Vasco Queiroz (médico), Filipa Teixeira (professora), Cristina Fernandes (enfermeira), Daniel Rocha (professor) e Américo Rodrigues (director do TMG).
Na quinta-feira, dia 21 de Janeiro, no Pequeno Auditório do TMG realizou-se um recital de poesia. “Poesia Reunida” foi o título desta iniciativa que teve a particularidade de colocar pessoas insuspeitas a recitar poesia (o presidente da Câmara, Joaquim Valente foi um dos convidados, ver listagem em baixo).
Comerciantes, jornalistas, professores, donas de casa, autarcas, estudantes, médicos ou funcionários públicos, todos subiram ao palco do TMG para recitar poemas de Manuel António Pina.
Cada um dos poemas teve acompanhamento ao piano de Élia Fernandes, que compôs músicas para todos os poemas de Manuel António Pina que o TMG seleccionou para esta actividade.
Recitam poesia de Manuel António Pina: Joaquim Valente (presidente da Câmara Municipal da Guarda), Albino Bárbara (funcionário publico), António José Dias de Almeida (professor aposentado), Carlos Reis (director da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG), Daniel Rocha (professor), Ana Pessanha (Directora da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço), Maria do Carmo Borges (ex-Governadora Civil da Guarda), Emília Bidarra (Comerciante), Rosa Antunes (auxiliar de limpeza e cantora), Dario Rodrigues (autarca e bancário aposentado), Vasco Queiroz (médico), José Tapada (coordenador da Central de Camionagem da Guarda), Maria José Trindade Monteiro (dona de casa do Jarmelo), Agostinho Silva (professor do Jarmelo), César Prata (professor e músico), Fátima Rodrigues (professora), Xavier Canavilhas (estudante), Graça Mano (funcionária pública), Pedro Dias de Almeida (jornalista) e Américo Rodrigues (director do TMG).
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Ronda do Jarmelo cantou as Janeiras

O Grupo de Cantares “A Mensagem” de S. Miguel, o Grupo de Cantares de Aldeia do Bispo, o Grupo “Cantares da Sequeira”, o Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas, o Grupo de Cantares "Ronda do Jarmelo", o Grupo das Janeiras “Vozes da Quinta” da Quinta de Gonçalo Martins, o Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda, o Coro Sénior do Centro Cultural da Guarda e o Rancho Folclórico de Videmonte foram cumprir, uma vez mais, a tradição beirã de cantar as Janeiras.
Os grupos levaram votos de Bom Ano ao Hospital Sousa Martins, Lar da Santa Casa da Misericórdia, Estabelecimento Prisional da Guarda, Aldeia SOS, Centro Educativo do Mondego, Casa de Saúde Bento Menni, Cáritas e Abrigo Maria Luísa - Casa da Criança.
A "Ronda do Jarmelo" foi cantar as Janeiras ao Estabelecimento Prisional da Guarda.
No final das actuações os grupos cantaram as Janeiras aos mais altos representantes do Municipio da Guarda, sendo depois presenteados com um lanche colectivo na Cantina do Município.
No final das actuações os grupos cantaram as Janeiras aos mais altos representantes do Municipio da Guarda, sendo depois presenteados com um lanche colectivo na Cantina do Município.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Ronda do Jarmelo vai à Faia
A actividade é organizada pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda e conta com o apoio da Junta de Freguesia da Faia e da Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo.
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Reportagens sobre o Jarmelo

Subscrever:
Mensagens (Atom)