No próximo dia 9 de Fevereiro o Padre Alberto Antunes Gonçalves, residente na Devesa, no Jarmelo, celebrará 90 anos de idade. O Padre Alberto nasceu na Guarda Gare, em 9 de Fevereiro de 1924. A partir dos 3 anos, passou a viver no Jarmelo, onde ainda reside, no lugar de Devesa.
Dos 6 aos 10 anos, frequentou a escola primária de Almeidinha, na mesma freguesia do Jarmelo (São Pedro).
Em 1934, entrou no Seminário do Fundão e, em 1938 transitou para o Seminário da Guarda. Concluído o Curso Teológico, em 1944, e porque não tinha idade para ser ordenado, foi mandado para o Outeiro de S. Miguel, como prefeito e professor, na Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca.
Com a abertura do Colégio de S. José, na Guarda, em Outubro de 1945, para lá transitou, e ali, durante 17 anos, foi prefeito, professor e secretário.
Comprado pela Diocese, em 1962, o Colégio Nun’Alvares de Gouveia, foi encarregado da sua Direcção, cargo que desempenhou durante 3 anos, tendo, em 1965, regressado ao Colégio de S. José como Director, professor, prefeito, enfermeiro e ecónomo.
Em 1973, deixou os trabalhos docentes e foi nomeado pároco de Pinhanços e Santa Comba, no concelho de Seia, onde paroquiou 18 anos. Aí exerceu, ainda, o professorado, durante 12 anos, na Escola Secundária de Seia, tendo sido aposentada do ensino, em 1985.
Regressado ao Jarmelo, em 1991, ali exerceu o seu sacerdócio, durante 11 anos, tendo sido dispensado da paroquialidade, por força da idade, em 2002.
Cumulativamente com o trabalho no Colégio de S. José, foi ainda com outros colegas, capelão do Hospital da Guarda, durante 15 anos. Foi, também, assistente da Cáritas Diocesana de 1990 a 1993.
De 1993 a 1998, trabalhou na Cúria Diocesana, como auxiliar, Vice-Chanceler e Chanceler.
Dispensado da paroquialidade, continuou a dar algum auxilio ao pároco do Jarmelo, celebrando uma missa dominical e, ao longo da semana, nas várias aldeias do Jarmelo.
Tendo sido ordenado presbítero, em 24 de Novembro, de 1946 e celebrado primeira Missa, em S. Pedro do Jarmelo, em 28 de Novembro do mesmo ano, foi convidado, em 1996, pelo Papa João Paulo II a celebrar as Bodas de Ouro, em Roma, juntamente com mil e quinhentos sacerdotes e bispos, que foram ordenados no mesmo ano de Sua Santidade.
Na fotografia, o Padre Alberto inicia os procedimentos para a benção das novas instalações da Sede da Junta de Freguesia do Jarmelo (São Pedro) e da Casa Museu do Jarmelo, equipamentos inaugurados em 29-09-2001.
Sem comentários:
Enviar um comentário