No passado dia 26 de janeiro, o grupo de cantares Ronda do Jarmelo comemorou o seu 10º aniversário. Para assinalar o momento, o grupo de cantares realizou mais uma atuação pública, curiosamente, a 100ª. O espetáculo teve lugar no auditório da sede de Freguesia do Jarmelo São Pedro, no Jarmelo, pelas 15:00 horas. A Ronda do Jarmelo é um grupo de cariz eminentemente vocal. Para além das vozes socorre-se de pequenas percussões e de objetos sonoros ligados ao Jarmelo. Nascida de uma candidatura da Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo ao Projeto Emergências (lançado pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda), pretende preservar e recriar a tradição musical da sua terra e proporcionar um espaço de convivio entre os seus elementos. As opções musicais seguidas pretendem remeter para um tempo em que as pessoas criavam os seus próprios divertimentos e em que a participação coletiva deixava de lado a ideia de público. Sem rádio e sem televisão, todos cantavam e dançavam para aliviar as canseiras quotidianas.
Depois de muitas recolhas e de outros tantos ensaios, tudo orientado por César Prata, no dia 21 de janeiro de 2004, chegou o momento da visibilidade do projeto. Foi no auditório da Câmara Municipal da Guarda. Depois, durante os 10 anos de vida da Ronda do Jarmelo, muitas foram as atuações do grupo fora do Jarmelo, dando assim a conhecer ó seu nome a milhares de pessoas. A Ronda do Jarmelo atuou na
Guarda, Trancoso, Castanheira,
Gonçalbocas, Salgueiro, Viseu, Zebreira, Pinhel, Rapoula, Montes,
Pousade, Manigoto, Aldeia do Bispo, Colmeal da Torre, Arrifana, Lisboa, Vale de
Estrela, Pínzio, Benespera, Cativelos, Chãos, Porto da Carne, Granja, Albardo,
Valhelhas, Pousafoles do Bispo, Foz Côa, Fornotelheiro, Trinta, Cerdeira,
Freixinho, Avelãs de Ambom, Casal de Cinza, Toito, Videmonte, Almeida, Gonçalo,
Sequeira, Mós, Malhadasorda, Sousel, Juncais, Vila Fernando, Valdeiras,
Custóias, Carpinteiro, Monte do Bispo, Aguilar de Campoo (Espanha), Famalicão, Valongo do
Côa, Faia, Alcongosta, São Paio, Avelãs da Ribeira e Peva.
A Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo recebeu assim todos os interessados, a visitarem o Jarmelo no passado dia 26 de janeiro para assistirem a mais uma atuação da Ronda do Jarmelo, a 100ª.
Sem comentários:
Enviar um comentário