domingo, 8 de dezembro de 2013

Jarmelo no Ar de Natal da Guarda

Durante todo o mês de dezembro e até 6 de janeiro de 2014, a Guarda poderá ser vivida, respirando o seu puro ar num espírito natalício, usufruindo de uma vasta programação aberta a múltiplas expressões culturais num cruzamento de mundos distintos da vitalidade institucional desde o campo social, educativo, empresarial, ao comércio local.
Uma surpreendente adesão de cerca de 50 organizações, instituições, empresas e associações culturais num total de 84 atividades faz deste Natal de 2013 na Guarda um acontecimento cheio de surpresas e dinâmicas multidisciplinares. A Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo será parceira nesta iniciativa através da atuação do seu grupo de cantares "Ronda do Jarmelo" em duas atividades. A primeira no dia 15 de dezembro, pelas 18:30, no Centro Comercial Vivaci, e a segunda no dia 4 de janeiro, pelas 15:00, numa instituição de solideriedade social do concelho da Guarda.  A programação integral é dirigida a um público alargado, sem esquecer os mais novos, pensada para responder a muitos gostos, necessidades e interesses da sociedade local.
O “Guarda ar de Natal” é uma marca do dinamismo de dezenas de pessoas e respetivas organizações que quiseram aderir, sem condições, a um chamamento à inovação das intervenções urbanas como forma de fertilizar o terreno da cooperação e do envolvimento em nome de uma cidade mais participada e pensada por todos.
A Guarda é, nestas próximas cinco semanas, uma cidade contagiada pela espiritualidade da paz natalícia e da contagiante solidariedade e criatividade que faz unir o lúdico com as tradições, as artes e animação, o frio granito com o calor dos (en)cantos de uma cidade secular com muito para dar.
 
Consulte aqui o programa.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Jarmelo no Fórum sobre Toponímia da Guarda

cartaz toponimia 2013 copy.jpgO Instituto Politécnico da Guarda (IPG), realizou no passado dia 30 de outubro, um Fórum sobre Toponímia.
Com esta iniciativa o IPG pretendeu contribuir para um melhor conhecimento das localidades do distrito, dos valores históricos, culturais, sociais, religiosos e políticos a ela associados através da toponímia.
Os trabalhos tiveram lugar no auditório dos serviços centrais do Instituto Politécnico da Guarda.
Pela manhã, interveio Tiago Pinheiro Ramos, Arqueólogo do Jarmelo, com o tema “Toponímia e arqueologia: uma experiência por terras do Jarmelo”. Foi assim apresentado um vasto trabalho de identificação de topónimos da região do Jarmelo, associando-os a estruturas arqueológicas conhecidas naquela região.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Semana da alimentação vai até ao Jarmelo


A Câmara Municipal da Guarda comemora, de 12 a 19 de outubro e pelo 6º ano consecutivo, a Semana da Alimentação.
Esta iniciativa pretende assinalar o dia mundial da alimentação, 16 de outubro, e tem como objetivos promover o exercício físico e hábitos alimentares corretos, criar atitudes positivas face aos alimentos e à alimentação, desenvolver a compreensão da relação entre a alimentação e a saúde, encorajar a aceitação da necessidade de uma alimentação saudável e diversificada. A VI Semana da Alimentação surge como complemento aos projetos na área da educação alimentar desenvolvidos durante o ano letivo 2013-2014, “Comer com saber…” “Prevenção da obesidade” e “Regime de fruta escolar”.
De 12 a 19 de outubro são várias as atividades no âmbito da temática da alimentação que visam divulgar pequenas dicas e truques com vista à escolha, pelas próprias crianças, de lanches saudáveis; realizar atividades de expressão e educação físico – motora e explorar aspetos sensoriais de vários alimentos saudáveis, com vista à promoção do seu consumo (frutas e legumes).
No dia 19 de Outubro (Sábado) realizar-se-ão duas actividades que envolvem o Jarmelo. Uma caminhada desde a cidade da Guarda até ao Jarmelo, com saída do Parque Urbano do Rio Diz pelas 9:00; Um passeio de BTT, também desde a cidade da Guarda até ao Jarmelo, com saída do Parque Urbano do Rio Diz, pelas 10:00. Já no Jarmelo, será promovido um almoço convivio com todos os participantes, seguido de uma visita ao Castro do Jarmelo e à Casa Museu do Jarmelo.
O custo da inscrição, que inclui o almoço, é de apenas 3€. A organização recomenda a utilização de roupa e calçado adequado.
 
Inscrições:
Câmara Municipal da Guarda - Gabinete de Alimentação e Nutrição - 271220284 - nutrição@mun-guarda.pt

Património do Jarmelo em destaque


Mais uma vez, o Jarmelo volta a estar em destaque na Agenda do Município da Guarda. Na edição de Outubro, o património do Jarmelo é proposto como sugestão para uma visita. O Castro do Jarmelo foi declarado em 1953 como de imóvel de interesse público. Passam assim, este ano, 60 anos sobre essa classificação. A Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo sugere assim, para este Outono, a realização dos mais diversos passeios e visitas ao Castro do Jarmelo.
Ver agenda completa:
 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Carne Jarmelista novamente em destaque

Depois do restaurante do Hotel Lusitânia, e do restaurante Aquáriu´s, ambos da cidade da Guarda, também o restaurante Aliança passou a ter em destaque a Carne Jarmelista. Trata-se de mais uma iniciativa da Acriguarda - Associação de Criadores de Ruminantes do Concelho da Guarda, que aos poucos vai introduzindo um produto local, de qualidade, nos mercados de consumo. Com a promoção do consumo de produtos locais, é possivel melhorar a sustentabilidade do território rural em que os mesmos são produzidos. O consumo de Carne Jarmelista pode assim contribuir para o desenvolvimento sustentado de toda a região do Jarmelo.
 
RESTAURANTE ALIANÇA
Rua Vasco da Gama
Guarda
Telf. 271 222 235
Descanso Semanal: Jantar de Domingo

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Património do Jarmelo ameaçado

Pelas 16 horas do passado dia 24 de Julho deflagrou no Jarmelo, junto à EN 16 um incêndio florestal que rapidamente se estendeu pela encosta acima até ao marco geodésico do Jarmelo. Dada a pronta intervenção dos bombeiros e dos meios aéreos disponibilizados para o combate ao incêndio, o mesmo foi em poucas horas dominado. Estiveram presentes 71 bombeiros de várias corporações de bombeiros do Distrito da Guarda e 9 elementos da força especial de bombeiros, num total de 80 homens, ainda com o apoio de 20 viaturas. Estiveram também presentes no teatro das operações 2 helicópteros, essenciais à extinção do fogo nas áreas de mais difícil acesso dos meios terrestres. A Freguesia do Jarmelo – São Pedro disponibilizou igualmente o seu kit de combate a incêndios. No local, a controlar o acesso ao teatro das operações, bem como na investigação da origem do incêndio estíveram também presentes várias unidades da GNR e da Policia Judiciária.
Graças aos meios envolvidos, o incêndio não atingiu as igrejas do Jarmelo, a sede da Junta de Freguesia ou a Casa Museu. Não foi também afetada a área do Castro do Jarmelo, conjunto de muralhas classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 39 175, DG, I Série, n.º 77, de 17-04-1953.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Caminhada por terras do Jarmelo



No próximo Domingo, dia 21 de Julho, irá decorrer mais uma caminhada pelas terras do Jarmelo. Terá inicio na aldeia de Valdeiras pelas 7:00 horas da manhã. Depois da caminhada, está prevista uma tarde animação e jogos tradicionais.Trata-se de mais uma iniciativa da Associação Social, Cultural e Desportiva de São Miguel do Jarmelo.



quarta-feira, 10 de julho de 2013

Flores de Ferro no Jarmelo

No proximo dia 14 de Julho, pelas 16 horas, irá ser inaugurada mais uma exposição de Rui Miragaia, artista plástico do Jarmelo. A exposição denominada "Flores de Ferro" apresenta um conjunto de esculturas em ferro representativas das mais diversas flores que nos alegram os jardins. A exposição estará patente na Casa Museu do Jarmelo, de 14 de Julho a 15 de Setembro, todos os Domingos, das 15 às 20.
Rui Miragaia apresenta assim mais um conjunto de trabalhos no material que melhor domina, o ferro.
Espera-se uma grande afluência de visitantes a esta curiosa exposição.

sábado, 6 de julho de 2013

Pinto Balsemão presenteado com peça escultórica do Jarmelo

 
Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa SGPS e antigo primeiro ministro de Portugal (no VIII Governo Constitucional) foi recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda no passado dia 1 de Julho de 2013.
Como sinal de reconhecimento ao trabalho de uma vida e considerando as suas origens guardenses, foi presenteado com uma estátua do D. Sancho I da autoria de Rui Miragaia, artista plástico do Jarmelo e o livro “O Foral da Guarda” para nunca esquecer as suas raízes, o livro “Euforia Breve – Memórias da Primeira República na Guarda” para enfatizar a veia republicana do seu avô paterno e uma edição da Agência para a Promoção da Guarda “A Guarda em Postal Ilustrado de 1901 a 1970” onde aparecem várias referências à sua família.
Foi pela mão do avô e do bisavô de Francisco Pinto Balsemão que apareceu a Empresa de Luz Elétrica responsável pela chegada da eletricidade à Guarda, também foi pela capacidade empreendedora desta dupla que se instalou a primeira rede de telefones da Guarda e foi também através do investimento desta família que se fundou a primeira grande fábrica de lanifícios do distrito, no Rio Diz.

sábado, 22 de junho de 2013

Ronda do Jarmelo volta a atuar na Feira de São João

Tal como tem acontecido nos últimos anos, o grupo de cantares Ronda do Jarmelo voltou a atuar na recriação da feira anual de São João.
O certame realizou-se nos dias 22, 23 e 24 de Junho no Largo de João de Deus, no pátio traseiro do Museu da Guarda e nos Claustros do Paço da Cultura.
Durante a Feira de São João os visitantes puderam assistir à recriação de uma das mais antigas feiras da região, que teve como palco o largo João de Deus. O certame, anual, era durante o século passado considerado de grande importância económica para a região. A feira juntava feirantes e populares de toda a região do interior do país. Transacionavam-se, sobretudo, produtos hortícolas, animais e produtos artesanais.
De há cinco anos a esta parte que a Culturguarda E.M. tem vindo recriar esta feira, juntando-lhe um programa lúdico que inclui Teatro, Música, Jogos e um Baile de São João onde não falta a tradicional fogueira, recriando o ambiente que se vivia nessas feiras antigas.
A Feira de São João é uma produção da Culturguarda para a Câmara Municipal da Guarda.


quarta-feira, 22 de maio de 2013

30ª Feira-concurso do Jarmelo

Procurando promover o encontro, diálogo e aproximação entre os setores de atividade locais, com o intuito de desenvolver o Jarmelo e toda a região envolvente, as duas freguesias do Jarmelo (São Miguel e São Pedro), a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo e a ACRIGUARDA - Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda, organizam, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, a 30ª Feira do Jarmelo. Desta forma, no próximo dia 2 de junho, o Jarmelo voltará a ser palco de mais uma edição da sua Feira, que mais uma vez procurará promover o mundo rural de toda aquela região. Também integrado na 30ª edição da Feira do Jarmelo, irá decorrer este ano, o 5º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista. A Feira terá início às 8 horas com a chegada dos animais sujeitos a concurso. Pelas 10 horas será efetuada a avaliação/classificação dos animais, para a consequente entrega de prémios aos seus criadores às 12h30. Às 13 horas realizar-se-á mais uma vez a degustação da vitela jarmelista e à tarde, pelas 16 horas decorrerá a habitual garraiada, animada pelos “Los Paráguas Toreros”. Durante o dia haverá animação do recinto. Mais uma vez a organização espera «uma grande afluência de visitantes à Antiga Vila do Jarmelo, passando um agradável dia de convívio e contato com o mundo rural». Para os amantes da natureza e do desporto a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo sugere, como forma de chegar até ao Jarmelo, uma caminhada ou um passeio de bicicleta pelo Trilho do Jarmelo, que integra a Rede Municipal de Percursos Pedonais, desde o Parque Urbano do Rio Diz, na cidade da Guarda até ao recinto da Feira do Jarmelo.


sábado, 11 de maio de 2013

Caminhada até ao Jarmelo

 
No próximo dia 2 de Junho, a Guarda Unida Desportiva, importante coletividade da cidade da Guarda irá realizar mais uma "caminhada com história". Será uma caminhada desde o Parque Urbano do Rio Diz, na cidade da Guarda até à antiga Vila do Jarmelo, pelo já conhecido e muito utilizado Trilho do Jarmelo. A caminhada terá lugar no dia da famosa Feira-concurso do Jarmelo, o que a torna mais atrativa. São assim recriados os grandes movimentos de pessoas até às tradicionais feiras e romarias. Estão já abertas as inscrições junto da Guarda Unida Desportiva. A Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo agradece à Guarda Unida Desportiva mais esta iniciativa no sentido da dinamização dos nossos espaços rurais, dando assim a conhecer o seu valor cultural e patrimonial.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

11ª Transportugal passa pelo Jarmelo

 
Atravessar Portugal em 9 dias de norte para sul, acabando em Sagres – A ponta mais sudoeste da Europa; 1150 Km de prova em fora-de-estrada ao longo de caminhos de terra que atravessam florestas, rios e ribeiras, montes e vales, alternando dos estradões rápidos até aos “singletracks” vertiginosos sobre as falésias.
A prova terá início em Bragança no dia 4 de Maio e passará no dia 5 (Domingo), na sua 2ª etapa (Freixo de Espada à Cinta - Guarda), pelos caminhos do Jarmelo.
A organização conta já com a participação de atletas de um pouco de todo o mundo (Estados Unidos, Canadá, Holanda, África do Sul, México, Nova Zelândia, Itália, Suíça, Brasil, Singapura, Bélgica, Dinamarca, Austrália, Noruega, Polónia, Alemanha, Costa Rica, Suécia, Reino Unido, França, Espanha e Portugal) que desta forma fantástica pretendem conhecer as paisagens mais belas do nosso País, incluindo as do Jarmelo.
Afinal o Jarmelo também está na rota dos grandes eventos mundiais! Nem tudo passa ao lado.
 

terça-feira, 30 de abril de 2013

Artesanato e Gastronomia do Jarmelo em destaque

Já está disponivel para consulta a Agenda de Maio do Município da Guarda. Este mês, na página dedicada à gastronomia, a sugestão é a "Vitela Jarmelista". São indicados os dois restaurantes da cidade da Guarda, onde os seus clientes poderão saborear os diversos pratos disponíveis de "Vitela Jarmelista". Trata-se pois de um produto local com cada vez mais procura nas mesas dos nossos restaurantes.
Por outro lado, na página dedicada ao artesanato, como sugestão é proposta a aquisição de uma "Tesoura de Tosquia" do único artesão que ainda produz tesouras de tosquia em Portugal, Mateus Miragaia.
São assim, nesta edição, promovidos dois produtos de qualidade com origem no Jarmelo que importa conhecer.
 
Ver agenda completa:

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Jarmelo em destaque no Boletim Informativo do Turismo da Guarda



Este boletim informativo tem como finalidade dar a conhecer as potencialidades turísticas do concelho da Guarda, as atividades promovidas pelas diferentes entidades, bem como divulgação de informação técnica útil à atividade turística, para quem pretende visitar este concelho. No mês de Abril este boletim apresentou, entre outros temas: Mateus Miragaia: Arte de uma Vida; Jarmelo: Terra Lendária; Lenda de Inês de Castro. O património do Jarmelo é assim, mais uma vez divulgado e promovido por esse País fora.
Caso pretenda receber a newsletter de Abril do Turismo da Guarda, poderá solicitá-lo à ACDJ em jarmelo.comunica@gmail.com.
 
 


domingo, 17 de março de 2013

Frank Gehry recebe lembrança de artesão do Jarmelo

O Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Joaquim Carlos Dias Valente, demais elementos do executivo e várias entidades públicas receberam no dia 11 de março nos Paços do Concelho, o Arquiteto Frank Gehry e a sua equipa da Gehry Partners.
Frank Gehry deslocou-se à Guarda a convite do promotor do projeto “Cegonha Negra Golf Resort &Spa” com o objetivo de apresentar tecnicamente as propostas conceptuais para o projecto do Hotel 5***** e o Museu da Draga que fazem parte do “Cegonha Negra Golf Resort &Spa”. A apresentação realizada aos técnicos da Câmara Municipal da Guarda e aos técnicos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, entre outras entidades, permitiu um debate de ideias elevado e que tinha em vista a viabilidade do projeto considerado importante para toda a região e reconhecido com interesse municipal.
Para além da importância do projeto em termos económicos, culturais e turísticos, Joaquim Valente destacou a presença de uma personalidade reconhecida mundialmente pela visão, pela cultura e pela importância inquestionável para o entendimento da arquitetura moderna. Joaquim Valente aproveitou este momento para perpetuar a visita de Frank Gehry a Guarda, convidando-o a assinar o Livro de Honra do Município da Guarda. Como recordação da cidade da Guarda, tal como já aconteceu com outras personalidades que passaram pela Guarda, o Presidente da Câmara ofereceu ao Arquiteto Frank Gehry uma escultura representativa de D. Sancho (rei fundador da cidade da Guarda), uma escultura criada por Rui Miragaia, escultor com origem no Jarmelo. A arte do Jarmelo vai assim atravessar o Oceano Atlântico até ao atelier de Frank Gehry.

domingo, 10 de março de 2013

Raid do Bucho e Outros Sabores passa pelo Jarmelo

 
Os trilhos da serra da Estrela são, a par da gastronomia, são um grande atrativo, com a caravana a ultrapassar desafios em altitude nos concelhos da Guarda e Gouveia. O enriquecimento cultural tem também reservados grandes momentos neste passeio: à visita ao Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, soma-se, no domingo, dia 17 de março, a visita ao belo Castro do Jarmelo, a visita à aldeia histórica de Castelo Mendo e a oportunidade de assistir à cerimónia evocativa das guerras peninsulares, na Freineda, frente ao antigo quartel do duque de Wellington.
A passagem pelo Castro do Jarmelo está prevista pelas 9:30, seguida de uma visita guiada por entre o património. 
Para mais informações contactar o Clube Escape Livre.
 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Galo do Entrudo, uma criação de um artista do Jarmelo


Na noite de 11 de Fevereiro, a partir das 21h30, as ruas da Guarda vão dar lugar à folia carnavalesca da sexta edição do espectáculo “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo”. Tal como em edições anteriores, esperam-se milhares de pessoas para seguir o cortejo do galo entre o Jardim José de Lemos e a Praça Velha da cidade. Trata-se de um espectáculo comunitário e de expiação, baseado em tradições populares da região como a “Queima do Entrudo” e o “Julgamento, Morte e Testamento do Galo”, um Carnaval cem por cento português, onde desfilam centenas de participantes.
Ao desfile não faltará também o culpado por todos os males e injustiças acontecidas no ano que passou, ou seja, o galo, que na Praça Velha será punido! Ele acabará por arder na fogueira, libertando o povo de todos os males que aconteceram no ano anterior. Mas antes, porém, ele terá um julgamento “justo” e terá direito a pedir um último desejo!
Mas como de resto é sabido, o galo será condenado e “assado” na fogueira.
E no final da noite, à semelhança do sucedido nas últimas edições, o público será convidado para uma deliciosa e quentinha Canja de … galo!
O Galo este ano será uma criação de Rui Miragaia, artista do Jarmelo. A Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo participará também com o seu grupo de foliões, que de uma forma animada procurarão acompanhar o Galo até ao seu julgamento e morte.
O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo é uma produção da Culturguarda EM para a Câmara Municipal da Guarda.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ronda do Jarmelo canta as Janeiras

Decorrerá no próximo dia 5 de janeiro, sábado, em várias Instituições do concelho da Guarda, a actividade "Vamos cantar as Janeiras". Organizada pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda, a iniciativa contará com a colaboração de algumas coletividades do concelho que integram o Projecto “Andarilho”. O Grupo de Cantares “A Mensagem”de S. Miguel, o Grupo de Cavaquinhos do Mileu, o Grupo de Concertinas “Estrelas da Serra”, o Grupo Coral “Pedras Vivas”, o Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas, o Grupo de Cantares “Camponeses de Aldeia do Bispo”, o Grupo “Cantares da Sequeira”, o Grupo “Cantares da Arrifana”, o Grupo de Cantares "Ronda do Jarmelo", o Grupo das Janeiras “Vozes da Quinta”da Quinta de Gonçalo Martins e Benespera, o Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda, o “Coro Sénior” do Centro Cultural da Guarda e o Rancho Juvenil de Vale de Estrela cumprirão, uma vez mais, a tradição beirã de cantar as Janeiras. Os grupos levarão votos de Bom Ano ao Hospital Sousa Martins, Lar da Santa Casa da Misericórdia, Estabelecimento Prisional da Guarda, Aldeia SOS, Centro Educativo do Mondego, Casa de Saúde Bento Menni, Casa da Criança, Fundação Frei Pedro, Residência Sénior da Fundação Augusto Gil, Lar de São Domingos, Casa da Sagrada Família e Outeiro de São Miguel.
O Grupo de Cantares "Ronda do Jarmelo" actuará, pelas 14:30, no Lar de São Domingos, localizado no bairro da cidade da Guarda com o mesmo nome.
A iniciativa culminará com um lanche colectivo na Cantina do Município.
 

Criatividade Jarmelista