sábado, 6 de julho de 2013

Pinto Balsemão presenteado com peça escultórica do Jarmelo

 
Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa SGPS e antigo primeiro ministro de Portugal (no VIII Governo Constitucional) foi recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda no passado dia 1 de Julho de 2013.
Como sinal de reconhecimento ao trabalho de uma vida e considerando as suas origens guardenses, foi presenteado com uma estátua do D. Sancho I da autoria de Rui Miragaia, artista plástico do Jarmelo e o livro “O Foral da Guarda” para nunca esquecer as suas raízes, o livro “Euforia Breve – Memórias da Primeira República na Guarda” para enfatizar a veia republicana do seu avô paterno e uma edição da Agência para a Promoção da Guarda “A Guarda em Postal Ilustrado de 1901 a 1970” onde aparecem várias referências à sua família.
Foi pela mão do avô e do bisavô de Francisco Pinto Balsemão que apareceu a Empresa de Luz Elétrica responsável pela chegada da eletricidade à Guarda, também foi pela capacidade empreendedora desta dupla que se instalou a primeira rede de telefones da Guarda e foi também através do investimento desta família que se fundou a primeira grande fábrica de lanifícios do distrito, no Rio Diz.

Sem comentários:

Criatividade Jarmelista