sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Jarmelo na TV Local da Guarda

Foi lançado no passado dia 19 de Dezembro um canal de televisão de âmbito local na cidade da Guarda. Trata-se de um canal transmitido pela internet. As emissões passarão a ser transmitidas de uma forma regular a partir do dia 1 de Janeiro. Para já estão disponiveis alguns conteúdos com algum interesse. Destacamos em "Viagens e Lugares" um pequeno video sobre o concelho da Guarda, onde mais uma vez o Jarmelo figura com algum destaque em termos de património.
http://www.localvisao.tv/cwtv.html?ch=124

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Jarmelo nos postais da Guarda

“A Guarda em Postal Ilustrado de 1901 a 1970” é o título do livro apresentado no dia 12 de Dezembro, na sala da Assembleia Municipal da Guarda, na cidade da Guarda. Tratou-se de uma iniciativa da Agência para a Promoção da Guarda e da Sociedade Polis. Mais uma vez o Jarmelo não foi esquecido. Entre os muitos e variados postais apresentados, alguns dizem respeito ao Jarmelo, provando mais uma vez, que o Jarmelo, já no século passado tinha potêncial turistico.

sábado, 29 de novembro de 2008

A Mensagem regressa ao Jarmelo

No próximo dia 7 de Dezembro, o grupo de cantares "A Mensagem" volta a actuar no Jarmelo. A deslocação daquele grupo ao Jarmelo insere-se nas actividades previstas no projecto Andarilho da Câmara Municipal da Guarda. A actuação terá lugar no salão da sede da Freguesia do Jarmelo (São Pedro), pelas 16:00. A entrada é livre.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Património do Jarmelo em destaque...

Já foi lançada a quarta edição do Guarda Viva - Boletim Municipal. Nesta edição o destaque vai para o dossiê especial sobre a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, que a Câmara Municipal da Guarda inaugurou no dia da cidade, dia 27 de Novembro. Destaque também para a edição de um artigo sobre património, elaborado pelo Dr. Vitor Pereira, arqueólogo da Câmara Municipal da Guarda, intitulado "Em Torno das Muralhas da Antiga Vila do Jarmelo".

O fio da memória da Ronda do Jarmelo

No próximo dia 5 de Dezembro, pelas 18h00, no Auditório do Paço da Cultura irá decorrer o lançamento de cinco novos cadernos da colecção "O Fio da Memória", dedicados aos seguintes temas:
Nº 70 - "Lacrima Laetitiae (Lágrima de Alegria)" de Lusitana Ricardo, com Nota Introdutória de António Augusto Rodrigues;
Nº 71 - "Memórias de uma Emigrante" de Maria Isménia Teixeira, com Nota Introdutória de Anselmo Pinheiro;
Nº72 - "Ronda do Jarmelo" de Isidro Almeida;
Nº73 - "Gente como Nós III" de António Sá Rodrigues;
Nº74 - "Festejos de S. Martinho na Região da Guarda" de Cameira Serra e Nuno C. Serra
No final da sessão, o grupo de cantares Ronda do Jarmelo, realizará uma pequena actuação interpretando alguns dos seus mais conhecidos temas.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Ronda do Jarmelo regressa ao Teatro

Mais um aniversário da Guarda: rádio memória, um espectáculo de celebração colectiva sobre o imaginário guardense que conta com a participação de mais de três centenas de pessoas e das colectividades do concelho da Guarda. Mais uma vez a Ronda do Jarmelo foi também convidada a participar nesta produção. A estreia é no dia 21 e o espectáculo fica em cena, no Grande Auditório do TMG, até ao dia 23 de Novembro.Trata-se de uma co-produção do Teatro Municipal da Guarda e do Trigo Limpo - Teatro ACERT para a Câmara Municipal da Guarda, a propósito do 809º aniversário da cidade da Guarda.
A partir do “estúdio” da Rádio Altitude, um locutor conduz uma emissão especial sobre a Guarda que nos transporta para acontecimentos marcantes, divertidos e/ou trágicos da história da cidade. Uns que aconteceram, outros que poderiam muito bem ter acontecido e outros ainda que podem vir a acontecer… Pela emissão vão desfilar personagens, heróis e anti-heróis, poetas e estudantes, almas do além e historiadores, figuras ilustres e não ilustres da cidade. Este é o fio condutor do espectáculo “Guarda: rádio memória” que, à semelhança do que aconteceu com “Guarda: paixão e utopia”, pretende ser um espectáculo festivo e de celebração colectiva da cidade mais alta, que por esta data comemora o seu 809º aniversário. A Guarda está de parabéns e, em palco, actores, músicos, bailarinos e colectividades vão dar vida a esta produção, uma grande festa de aniversário que tem por pano de fundo o imaginário guardense.

Arte do Jarmelo em exposição

Desde o dia 17 de Novembro, a Galeria do Paço da Cultura recebe a exposição “Ar da Guarda”, uma colectiva de pinturas e esculturas feitas a partir de um desafio da Câmara Municipal da Guarda aos artistas plásticos da região, com o objectivo de representar o ar da Guarda. Gracinda Costa, José Vieira, Evelina Coelho, Carlos Adaixo, João Reis, Barreira Pires, Luís Rebelo, António Godinho, Menne, Teresa Oliveira, Rui Miragaia (do Jarmelo), João Currais, Kim Prisu, Maria Lino e Pedro Renca (do Jarmelo) são os artistas que aceitaram o desafio da autarquia e desenharam, pintaram, esculpiram ou escreveram o “Ar da Guarda”.
Mais uma vez o Jarmelo está presente com a arte de trabalhar o ferro. Os trabalhos vão estar expostos na Galeria do Paço da Cultura até ao próximo dia 3 de Janeiro. “Ar da Guarda” tem entrada livre e pode ser visitada nas salas de exposição do Paço da Cultura, de Segunda a Sábado entre as 14h e as 20h.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Jornadas Europeias do Património no Jarmelo

A Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, a convite do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, IP (IGESPAR) irá promover junto da Antiga Vila do Jarmelo, no próximo dia 28 de Setembro, a partir das 15:00 horas, um conjunto de actividades no sentido de integrar o Jarmelo na rede de sítios e monumentos da Europa associados às Jornadas Europeias do Património 2008.As Jornadas Europeias do Património (JEP2008) celebrar-se-ão, em Portugal, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro. Com o tema proposto - "no património... ACONTECE" - pretende-se propiciar novas oportunidades de reencontro das pessoas e das comunidades com o mundo do património e dos monumentos, reforçando essa ligação através de acções que promovam a sua re-apropriação com um carácter efémero.Propõe-se, por isso, que seja feito um especial investimento na implementação de actividades que estimulem a aproximação e o envolvimento da população com o património, com o objectivo a dar a conhecer as potencialidades, de incentivar o acesso à oferta cultural e o usufruto dos espaços patrimoniais. 
Com este objectivo, a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, irá promover pela 3ª vez a sua Jornada Europeia do Património com o seguinte programa:

• 15:00h - Palestra “PATRIMÓNIO CULTURAL UMA RIQUEZA AINDA INCOMPREENDIDA”, proferida pela Dr.ª Clara Portas, Arqueóloga, responsável por imensos trabalhos de arqueologia desde 1984.
• 17:00h - Inauguração oficial do site da Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo “JARMELO.NET”, da autoria de curiosos e amigos jarmelistas voluntários que assim pretendem divulgar o Jarmelo.
• 18:00h - Actuação nas ruínas da antiga Vila do Jarmelo, do grupo “CHUCHURUMEL”, autor de um dos melhores discos de música portuguesa editados em 2007.



segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Mãe de Mingança em festa

No dia 15 de Agosto, pelas 15:00 horas, será inaugurado oficialmente o novo forno comunitário de Mãe de Mingança. O antigo forno comunitário, foi objecto de obras de recuperação e valorização no sentido de dotar o mesmo de melhores condições de utilização. Terminadas as obras, há que devolver o espaço à população de Mãe de Mingança, para que a partir da próxima sexta-feira, o possa voltar a utilizar na sua plenitude.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Condições de acesso e exploração cinegética época venatória 2008-2009

Já se encontram definidas as condições de acesso e exploração cinegética na época venatória 2008-2009, da Zona de Caça Municipal de Jarmelo, (proc. n.º 2977)

http://www.dgrf.min-agricultura.pt/portal/caca/resource/ficheiros/ordenamento-cinegetico/zcm2008/ZCM-2977-Jarmelo.pdf

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Artesanato do Jarmelo na XVIII BEIRARTESANATO

A 18ª edição da Beirartesanato, organizada pelo NERGA – Associação Empresarial da Guarda, decorre entre 26 de Julho e 2 de Agosto. O evento conta com a presença de cerca de 140 "barraquinhas". Uma aposta na continuidade que, este ano, junta artesãos, a "Festa do Livro" - feira do livro de O INTERIOR - e, de 25 a 27 de Julho, a mostra "Vinhos e Sabores da Beira Interior". O público poderá encontrar bijutaria, doces regionais, queijo, bordados diversos, cestaria, brinquedos, vidros, madeiras, cerâmica, olaria, pintura em tecido, tecelagem, peles, couros e muitos outros produtos tradicionais. Para além dos artesãos e comerciantes, haverá diversos momentos de música, pintura, desporto, jogos tradicionais, ambiente, ciência, moda e outras actividades. Nesta edição o artesanato do Jarmelo far-se-á representar no espaço de exposição que a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo terá na feira. Mais uma vez, a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo pretende promover o Jarmelo, nas suas mais diversas vertentes, quer junto dos visitantes da Feira de Artesanto, quer junto dos visitantes da cidade da Guarda.

terça-feira, 8 de julho de 2008

A Memória das Coisas... e também do Jarmelo

Entre 7 de Julho e 30 de Agosto, a Galeria do Paço da Cultura da Guarda recebe a exposição "A Memória das Coisas - objectos e afectos 15".Com o objectivo de mostrar e divulgar o património de afectos e memória do concelho da Guarda, o Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda promove há anos a esta parte a iniciativa “A memória das coisas – objectos e afectos”. Esta série de exposições pretende manter viva a memória colectiva e tem mostrado, sempre na Galeria do Paço da Cultura, os objectos identitários de cada terra.Nesta edição, a décima quinta, 21 localidades do concelho vão estar representadas: Adão com diversas alfaias agrícolas, Albardo com fotos da amoreira, da autoria de Arménio Bernardo, Aldeia Viçosa com objectos como o capacho ou a agulha de madeira, Arrifana com objectos de trabalho do sapateiro, Aldeia do Bispo representada entre outros objectos pelas castanhas e ouriços, Gagos com a dobadoura, Jarmelo com as tesouras de tosquia, Casal de Cinza com objectos de trabalho de barbeiro, Avelãs da Ribeira com objectos típicos do trabalho de alfaiate, Avelãs de Ambom com os panos de linho e o tear, Castanheira com objectos ligados ao fiar do linho, Cavadoude com a moeda romana, Faia com o Quadro da Capela das vitórias, Alvendre com S. Martinho e o respectivo andor, Carvalhal Meão com os cinco quadros das estações do Senhor dos Passos, Benespera com objectos ligados ao trabalho dos mineiros, Gonçalo com os ex-votos, Corujeira com os objectos de trabalho do médico Martins das Neves, Gonçalbocas com os livros e objectos de Virgílio Afonso, Famalicão da Serra com cestos e cadeiras e Fernão Joanes com utensílios ligados à pastorícia. Uma visita guiada à memória e aos afectos do concelho da Guarda.A exposição tem entrada livre e pode ser visitada de Segunda a Sábado das 14h00 às 19h00 e das 21h00 às 23h00.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Zona de Caça do Jarmelo renovada por mais 6 anos

Pela Portaria n.º 1038/2002, de 12 de Agosto, alterada pela Portaria n.º 930/2007, de 14 de Agosto, foi criada a zona de caça municipal de Jarmelo (processo n.º 2977-DGRF), situada nos municípios da Guarda e Pinhel, válida até 29 de Junho de 2008, e transferida a sua gestão para a
Associação de Caçadores da Zona do Jarmelo. Entretanto, a entidade titular veio requerer a sua renovação. Cumpridos os preceitos legais, com fundamento no disposto no artigo 21.º em conjugação com o estipulado na alínea a) do artigo 18.º do Decreto -Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto, com as alterações introduzidas pelo Decreto -Lei n.º 201/2005, de 24 de Novembro, ouvidos os conselhos cinegéticos municipais:
Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, o seguinte:
1.º Pela presente portaria esta zona de caça é renovada por um período de seis anos, englobando vários terrenos cinegéticos, sitos na freguesia de Pomares, município de Pinhel, com a área de 53 ha, e nas freguesias de São Pedro do Jarmelo, São Miguel do Jarmelo, Gonçalbocas, Ribeira dos Carinhos, Gagos, Pousade, Casal de Cinza, Arrifana e Pêro Moço, concelho da Guarda, com a área de 3954 ha, o que perfaz a área total de 4007 ha.
2.º De acordo com o estabelecido no artigo 15.º da legislação acima referida, os critérios de proporcionalidade de acesso dos caçadores a esta zona de caça passam a ser os seguintes:
a) 50 % relativamente aos caçadores referidos na alínea a) do citado artigo 15.º;
b) 10 % relativamente aos caçadores referidos na alínea b) do citado artigo 15.º;
c) 20 % relativamente aos caçadores referidos na alínea c) do citado artigo 15.º;
d) 20 % aos demais caçadores, conforme é referido na alínea d) do citado artigo 15.º
3.º A presente portaria produz efeitos a partir do dia 30 de Junho de 2008.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Ronda do Jarmelo em Espanha

No próximo Domingo, dia 22 de Junho, o grupo de cantares tradicionais Ronda do Jarmelo, irá até Aguilar de Campoo (Palência) para assim realizar mais um espectáculo. A deslocação ao norte de Espanha, resulta de um intercâmbio cultural entre o grupo de cantares do Jarmelo e o grupo de Aguilar de Campoo (Ronda de Aguilar). Depois de no dia 1 de Junho o grupo Ronda Aguilar se ter deslocado ao Jarmelo para uma excelente actuação, cabe agora ao grupo de cantares Ronda do Jarmelo deslocar-se a Aguilar de Campoo, para também aí actuar por motivo da suas festas anuais (São João e São Pedro) de 23 a 29 de Junho.
De regresso, a Ronda do Jarmelo passará pela cidade de Burgos, onde fará uma visita à sua imponente catedral. A sua construção foi iniciada em 1221, e foi inspirada no modelo francês de Reims. Há a salientar no seu interior o altar-mor (1593), o coro e a Escada Dourada (renacentista).

Ronda do Jarmelo na Feira de São João

Entre 21 e 24 de Junho, a Guarda (Largo João de Deus) regressa ao início do século XX com a reconstituição histórica da Feira de S. João. Artesãos, colectividades e artistas populares vão dar vida a uma das mais importantes feiras da região através da venda de produtos. Dos frutos da montanha, aos mais comuns produtos hortícolas, do mel ao artesanato e à arte popular e sem esquecer os comes e bebes, a Feira vai contar com a participação de dezenas de vendedores.
Também durante estes quatro dias a animação será uma constante, com as participações de vários grupos e colectividades do concelho, havendo lugar para música, teatro e robertos. A animação está garantida de meia em meia hora ao fim-de-semana (dias 21 e 22 de Junho), e de hora a hora na Segunda e Terça-feira (23 e 24 de Junho). A animação da Feira de S. João conta com um vasto programa musical, pela feira vão passar o grupo de tocadores de gaita-de-foles Cornes, o tocador de realejo, o grupo de Camponeses de Aldeia do Bispo, a música animada do Grupo de Gaita de Beiços da Rapoula e da Ronda do Jarmelo, e as “Canções do Ceguinho” de César Prata. Destaque ainda para o grupo de Cantares de Maçainhas “Ontem, Hoje e Amanhã”, o grupo de Cantares da Arrifana, a sempre bem disposta e acelerada Fanfarra NemFáNemFum, a Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e a alegria estudantil da Copituna D’Oppidana do Instituto Politécnico da Guarda, a vivacidade do Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda, a percussão do Grupo de Bombos “Os Beirões” de Maçainhas e o animado Grupo de Concertinas de Videmonte. O grupo de cantares Ronda do Jarmelo actuará pelas 18:00 horas de Sábado, dia 21 de Junho.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Exposição de José Barata

Estará patente, na Casa Museu do Jarmelo, até ao fim de Agosto, uma exposição de desenhos, da autoria de José Barata. O conjunto de obras apresentadas é, na sua grande maioria, representativa do vasto património arquitectónico religioso de duas das paróquias do Jarmelo (São Miguel e São Pedro).
Nascido na Figueira da Foz, mas residente na cidade da Guarda há muitos anos, José Barata, desde sempre, cultivou a arte do desenho, procurando em simultâneo, um maior conhecimento do património e da história da região da Guarda.
A entrada da exposição é livre, estando aberta todos os Sábados, Domingos e feriados, das 14:30 às 18:30.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

segunda-feira, 19 de maio de 2008


No próximo dia 1 de Junho de 2008, irá realizar-se mais uma edição da Feira-concurso do Jarmelo. Será a 25ª edição deste certame, que ano após ano tem vindo a atrair visitantes de todo o País ao nosso mundo rural.
Trata-se de uma organização conjunta da Junta de Freguesia do Jarmelo (São Pedro) e da Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda.
O programa será idêntico ao dos anos anteriores, indo desde o concurso e mostra de animais das raças Jarmelistas e respectiva entrega de prémios, até à animação do recinto da Feira com as mais diversas iniciativas.
Embora com um orçamento para o evento relativamente baixo, é proposto pela organização um dia cheio de actividades culturais e sociais, permitindo ao visitante do Jarmelo uma agradável e bem disposta estadia naquele lugar Histórico. Procurou-se realizar um programa para todas as classes etárias, convidando as gentes ligadas ao meio urbano a reencontrar as suas raízes no mundo rural.
Por entre os visitantes, durante o dia, actuarão o grupo de bombos “F…à Pressa” do Porto da Carne, o grupo de bombos “Os Beirões” de Maçainhas, o grupo “Pifaras Zabumbadas dos Pastores” de Unhais da Serra e o grupo “Ronda Aguilar” de Aguilar de Campoo (Espanha), que animarão todo o recinto e em especial as crianças, para as quais, está ainda prevista a instalações de insufláveis. Para quem gosta de aventura, o Clube de Montanhismo da Guarda instalará no recinto um descida de rapel e uma parede de escalada. Já ao fim do dia, realizar-se-á a já tradicional garraiada.
Tal como nas edições anteriores, espera-se uma grande afluência de visitantes ao Jarmelo, desejando-se desde já as boas vindas a todos os outros grupos, que de uma forma espontânea, se têm associado à animação do evento.
Foram convidados para estar presentes no certame um representante do Governo, os Deputados da Assembleia da Republica eleitos pelo Distrito da Guarda, a Governadora Civil da Guarda, a Direcção Geral de Veterinária, a Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Centro, a Câmara Municipal da Guarda, bem como os comandantes das forças de segurança e socorro do concelho da Guarda.
Este tradicional encontro de cariz popular pretende mais uma vez chamar a atenção de todos para a necessidade de salvar da completa extinção as raças autóctones do Jarmelo, a vaca e a cabra.
Fruto desse esforço e perseverança de todos, no dia 27 de Abril de 2006, a Assembleia Municipal da Guarda declarou a Raça Bovina Jarmelista como de Interesse Municipal. Mais recentemente, após conclusão dos estudos e investigações iniciadas em 2004 pela Direcção Geral de Veterinária, em colaboração com a Associação de Criadores de Ruminantes do Concelho da Guarda, foi finalmente, em 27 de Outubro de 2007, reconhecida a Raça Bovina Jarmelista como Raça Autóctone Portuguesa.
Nesta 25ª edição da Feira Concurso do Jarmelo, os criadores do Jarmelo necessitam de continuar a sentir o apoio de todos na sua luta diária. Assim, como forma de se mostrar o apoio às raças do Jarmelo, a organização apela, mais uma vez, a todos os visitantes da Feira para que vistam uma t-shirt da “Vaca Jarmelista”, passando, simbolicamente a trazer essa notável raça no seu peito.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Jarmelista apresenta trabalho literário


No próximo dia 15 de Maio, pelas 21h30, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, Pedro Renca apresenta ao público o seu livro "Historinhas em Psiquiatria".
Pedro Renca, enfermeiro, com raízes no Jarmelo, desde sempre esteve ligado à Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, quer como agente desportivo, quer como colaborador nalgumas actividades culturais.
A Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, deseja-lhe assim o maior sucesso no lançamento da sua publicação, divulgando este evento junto de todos os Jarmelistas.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Yellow Cow Parade 2008


É já no próximo dia 18 de Maio que se vai realizar a 3ª edição da Yellow Cow Parade no Jarmelo.
Depois do sucesso obtido nos anos anteriores com a primeira e segunda edição, a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, resolveu avançar este ano novamente com esta iniciativa.

Trata-se de um passeio de bicicleta, com inicio no Alto do Jarmelo, seguindo depois pelas aldeias do Jarmelo, sem qualquer espírito competitivo, privilegiando-se apenas o contacto com a natureza e com as tradições ainda vivas do Jarmelo, e que a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo pretende promover e valorizar.

Este ano, para além da visita a uma pastagem de “Vacas Jarmelistas”, raça em extinção, haverá uma paragem num forno tradicional, numa oficina de ferreiro, bem como numa criação de avestruzes. O passeio inclui também um pequeno almoço a meio caminho e um almoço convívio no Jarmelo seguido de uma visita às escavações arqueológicas que se encontram a decorrer no antigo Castro do Jarmelo.

Sendo um passeio lúdico, as inscrições no mesmo estão abertas a todas as idades podendo ser feitas para jarmelo.comunica@clix.pt ou 931659666 (basta indicar o nome e idade).

Atendendo a que esta iniciativa envolve a necessidade de ocupação de alguns espaços, bem como alguns custos relativos à alimentação e segurança dos participantes, a organização solicita que os eventuais interessados em participar façam a sua inscrição com a maior brevidade possível. Este ano a inscrição no passeio custará para sócios da ACDJ – 5€; para não sócios – 10€; para jovens dos 13 aos 18 anos – 5€ e para crianças até aos 12 anos – grátis. As receitas desta iniciativa, depois de pagas as despesas inerentes à mesma, serão destinadas a apoiar as despesas a realizar pela Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo com a animação da Feira-concurso do Jarmelo no dia 1 de Junho.

No dia do passeio, os participantes deverão comparecer antes das 9:00 horas no Alto do Jarmelo, munidos de uma bicicleta e uma T-shirt da “Vaca Jarmelista”. Depois é só pedalar e apreciar o que de melhor ainda há para ver por terras do Jarmelo.


Criatividade Jarmelista