sexta-feira, 26 de julho de 2013

Património do Jarmelo ameaçado

Pelas 16 horas do passado dia 24 de Julho deflagrou no Jarmelo, junto à EN 16 um incêndio florestal que rapidamente se estendeu pela encosta acima até ao marco geodésico do Jarmelo. Dada a pronta intervenção dos bombeiros e dos meios aéreos disponibilizados para o combate ao incêndio, o mesmo foi em poucas horas dominado. Estiveram presentes 71 bombeiros de várias corporações de bombeiros do Distrito da Guarda e 9 elementos da força especial de bombeiros, num total de 80 homens, ainda com o apoio de 20 viaturas. Estiveram também presentes no teatro das operações 2 helicópteros, essenciais à extinção do fogo nas áreas de mais difícil acesso dos meios terrestres. A Freguesia do Jarmelo – São Pedro disponibilizou igualmente o seu kit de combate a incêndios. No local, a controlar o acesso ao teatro das operações, bem como na investigação da origem do incêndio estíveram também presentes várias unidades da GNR e da Policia Judiciária.
Graças aos meios envolvidos, o incêndio não atingiu as igrejas do Jarmelo, a sede da Junta de Freguesia ou a Casa Museu. Não foi também afetada a área do Castro do Jarmelo, conjunto de muralhas classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 39 175, DG, I Série, n.º 77, de 17-04-1953.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Caminhada por terras do Jarmelo



No próximo Domingo, dia 21 de Julho, irá decorrer mais uma caminhada pelas terras do Jarmelo. Terá inicio na aldeia de Valdeiras pelas 7:00 horas da manhã. Depois da caminhada, está prevista uma tarde animação e jogos tradicionais.Trata-se de mais uma iniciativa da Associação Social, Cultural e Desportiva de São Miguel do Jarmelo.



quarta-feira, 10 de julho de 2013

Flores de Ferro no Jarmelo

No proximo dia 14 de Julho, pelas 16 horas, irá ser inaugurada mais uma exposição de Rui Miragaia, artista plástico do Jarmelo. A exposição denominada "Flores de Ferro" apresenta um conjunto de esculturas em ferro representativas das mais diversas flores que nos alegram os jardins. A exposição estará patente na Casa Museu do Jarmelo, de 14 de Julho a 15 de Setembro, todos os Domingos, das 15 às 20.
Rui Miragaia apresenta assim mais um conjunto de trabalhos no material que melhor domina, o ferro.
Espera-se uma grande afluência de visitantes a esta curiosa exposição.

sábado, 6 de julho de 2013

Pinto Balsemão presenteado com peça escultórica do Jarmelo

 
Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa SGPS e antigo primeiro ministro de Portugal (no VIII Governo Constitucional) foi recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda no passado dia 1 de Julho de 2013.
Como sinal de reconhecimento ao trabalho de uma vida e considerando as suas origens guardenses, foi presenteado com uma estátua do D. Sancho I da autoria de Rui Miragaia, artista plástico do Jarmelo e o livro “O Foral da Guarda” para nunca esquecer as suas raízes, o livro “Euforia Breve – Memórias da Primeira República na Guarda” para enfatizar a veia republicana do seu avô paterno e uma edição da Agência para a Promoção da Guarda “A Guarda em Postal Ilustrado de 1901 a 1970” onde aparecem várias referências à sua família.
Foi pela mão do avô e do bisavô de Francisco Pinto Balsemão que apareceu a Empresa de Luz Elétrica responsável pela chegada da eletricidade à Guarda, também foi pela capacidade empreendedora desta dupla que se instalou a primeira rede de telefones da Guarda e foi também através do investimento desta família que se fundou a primeira grande fábrica de lanifícios do distrito, no Rio Diz.

Criatividade Jarmelista