quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ontem, Hoje e Amanhã no Jarmelo

No próximo Domingo, dia 13 de Dezembro, irá decorrer mais uma actuação integrada no Projecto Andarilho: o Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas, actuará no Jarmelo, pelas 15h30, no auditório da Sede da Junta de Freguesia do Jarmelo (São Pedro).
O Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas conta com a participação de jovens e menos jovens, daí o seu nome – “Ontem” que representa a recolha das tradições, “Hoje” a vivência actual do grupo e “Amanhã”, o futuro do grupo, representando a continuação do trabalho do grupo pelos mais jovens. O seu repertório é constituído essencialmente por música tradicional.
A Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo convida toda a população a assistir ao espectáculo. A entrada é gratuita.

...agora em Oeiras

A arte de trabalhar o ferro do Jarmelo vai mais uma vez estar em exposição. Trata-se de uma exposição colectiva de vários artistas plásticos que irá decorrer na galeria Nº35B, em Oeiras (Rua José Malhoa, nº35B), todos os dias de Dezembro, das 10h às 22h. Rui Miragaia, artista do Jarmelo apresentará assim ao público os seus mais recentes trabalhos de ferro.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Arte de trabalhar o ferro

Dia 26 de Novembro, pelas 18:00 horas, no Paço da Cultura, na cidade da Guarda, foi inaugurada mais uma criação de Rui Miragaia. Trata-se de mais uma criação de grandes dimensões, em ferro, que o jovem artista do Jarmelo criou, a pedido da Câmara Municipal da Guarda, como forma de assinalar o inicio de mais uma época Natalicia na cidade mais alta de Portugal.
A Câmara Municipal da Guarda, através do Núcleo de Animação Cultural, inaugurou também, na Galeria de Arte do Paço da Cultura da Guarda as Exposições "O Esplendor Musical Egitaniense - Mestres de Capela na Sé da Guarda - Séc. XVI a XIX" e "Presépios".

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Novo Pároco das Paróquias do Jarmelo

Este Domingo, em substituição do Padre Carlos Alberto da Costa Lourenço, tomou posse no Jarmelo o novo Pároco das Paroquias de São Miguel do Jarmelo e de São Pedro do Jarmelo.
O novo Pároco, o Padre António Carlos Marques Gonçalves, teve como Paróquia de origem, a Vila do Touro, do concelho do Sabugal. Depois de ordenado, passou pela paróquia de São Miguel da Guarda, que o teve durante um ano como Vigário Paroquial, estando até ao passado Domingo a exercer funções nas Paróquias do Paul, Sobral de São Miguel e Erada. Pelo meio ficaram os serviços prestados às Paróquias da Sé e S. Vicente e de Vale de Estrela e também às Forças Armadas, durante um ano, como Capelão Militar. De destacar ainda os 7 anos em que conduziu o Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda, de 1991 a 1998. Em Junho passado terminou a Licenciatura em Direito Canónico, na Universidade de Salamanca. O Padre António Carlos Marques Gonçalves, para além de Pároco das Paróquias do Jarmelo, será ainda Pároco da Paróquia de S. Miguel da Guarda e da Paróquia de Nossa Senhora da Graça de Gonçalbocas. O Padre Carlos Alberto da Costa Lourenço, tomou posse no passado dia 15 de Novembro, como Pároco das Paróquias de São Tiago de Belmonte, de São João Baptista de Aldeia do Soito e de Santa Ana de Vale Formoso.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

26ª Feira do Jarmelo voltou a ser notícia


Depois de mais um dia de festa no Jarmelo, as noticias sobre o evento continuam a circular. A 26ª edição da Feira do Jarmelo, veio novamente mostrar que o mundo rural ainda tem vida. O número de criadores presentes aumentou em relação aos ano anteriores permitindo assim voltar a haver esperança na actividade pecuária na região do Jarmelo e todo o Distrito da Guarda.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?distrito=guarda&concelho=guarda&option=interior&content_id=1361102

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Jarmelo 2009

Dando cumprimento às Acções do Plano Integrado de Animação Local, e procurando promover o encontro, diálogo e aproximação entre os sectores de actividade, com o intuito de desenvolver o território, bem como o intercâmbio de saberes e complementaridade entre as competências, a Câmara Municipal da Guarda, as duas Freguesias do Jarmelo (São Miguel e São Pedro), a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, a ACRIGUARDA - Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda e a Pró-Raia - Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro – Norte, abraçaram este ano e em conjunto, a organização da “ Mostra das Actividades Económicas – Concurso Pecuário do Jarmelo / 26ª Feira do Jarmelo”, prevista no PACA – Plano de Aquisição de Competências e Animação, Medida 3.5 do PRODER – Sub Programa 3. Desta forma, no próximo dia 13 de Setembro, o Jarmelo voltará a ser palco de mais uma edição da sua Feira, que mais uma vez procurará promover o mundo rural de toda aquela região. Também integrado na 26ª edição da Feira do Jarmelo, irá decorrer este ano, pela primeira vez, o 1º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista.
O programa será idêntico ao dos anos anteriores, procurando-se promover as tradições do mundo rural, as suas actividades económicas, o conhecimento científico, a cultura e a animação local. Pela manhã (8:00 horas) será feita a recepção dos animais a concurso. Um pouco mais tarde será aberta a mostra de artesanato da região. Ainda durante a manhã, já com a animação do Grupo de Bombos da Junta de Freguesia do Fundão, proceder-se-á à classificação dos animais apresentados a concurso. Pelas 11:00 horas, terá lugar, no auditório da sede da Junta de Freguesia do Jarmelo (São Pedro) um colóquio subordinado ao tema “ A importância da Raça Bovina Jarmelista”, contando, para falar sobre o tema, com a presença da Dr.ª Fátima Sobral da Direcção Geral de Veterinária. Terminado o colóquio será realizada uma sessão de divulgação do PRODER – eixo 3. Ainda antes da hora de almoço será feita a entrega de prémios aos criadores dos animais a concurso. Este ano todos os prémios das várias categorias a concurso serão oferecidos pela Câmara Municipal da Guarda. Finalizada a entrega dos prémios, será realizada uma “Degustação de Vitela Jarmelista”, dando assim a conhecer a todos os presentes o produto genuíno que é a carne da vitela Jarmelista. Já à tarde, vinda da cidade da Covilhã, da Universidade da Beira Interior, actuará a “Tuna Orquestra Académica Já b´UBI & Tokuskopus” seguida de “Angelo Brás”. Terminada a animação musical actuará, já no recinto de espectáculos, o grupo de ginástica acrobática “Quarteto Fantástico”. Para terminar terá lugar a já tradicional Garraiada onde todos os presentes poderão participar.
Durante todo o dia, estarão ainda disponíveis os mais diversos entretenimentos para todas as idades, desde os já populares insufláveis, à parede de escalada, passando pelo slide, paintball, face painting, tenda medieval, jogos tradicionais, etc…
Já na Casa Museu do Jarmelo, estará patente ao público uma exposição de pinturas de José Barata, com o tema “Património Religioso da Região do Jarmelo”. A Casa Museu estará aberta todo o dia, o que possibilitará aos seus visitantes, um melhor conhecimento do património e das tradições de toda a região do Jarmelo.
Mais uma vez a organização espera a presença de muito e diferenciado público, que ano após anos é convidado a visitar o mítico lugar do Jarmelo, proporcionando àquele outeiro cheio de Lendas e Histórias por descobrir, uma nova vida. São assim todos convidados a visitar o Jarmelo no próximo dia 13 de Setembro, passando um dia diferente em pleno ambiente rural.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Jovem Jarmelista volta a fazer sucesso na TV


Mais uma vez, Telma Miragaia, jovem Jarmelista fez sucesso na TV. No passado dia 2 de Setembro, no programa SIC ao VIVO, transmitido em directo da cidade da Covilhã, actuou o Quarteto Fantástico, do qual faz parte a Jarmelista Telma Miragaia. As imagens falam por si. Para assistir à actuação do grupo ao vivo, nova oportunidade se aproxima: Feira do Jarmelo, dia 13 de Setembro.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Jarmelo regressa à TV

No passado dia 1 de Setembro, o programa de televisão "SIC ao VIVO" foi transmitido da cidade da Guarda. Como tal os temas a desenvolvidos prenderam-se com o concelho da Guarda. O Jarmelo, fazendo parte do concelho da Guarda, também se fez representar. Esteve assim presente o Sr. Mateus Filipe Miragaia, o único fazedor de tesouras de tosquia do País, que mais uma vez mostrou o seu artesanato ao mundo.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Oferta a Jarmelista criada por outro Jarmelista

O Cardeal D. José Saraiva Martins, natural dos Gagos do Jarmelo, apresentou, dia 18 de Agosto de 2009, cumprimentos ao Presidente da Câmara da Guarda. Joaquim Valente convidou o Cardeal a assinar o Livro de Honra da Autarquia. Como lembrança da Câmara Municipal da Guarda, o Presidente da Câmara ofereceu ao Cardeal D. José Saraiva Martins uma peça escultórica representativa de D. Sancho I, rei fundador da cidade da Guarda. A peça escultórica oferecida foi criada por um outro Jarmelista, Rui Miragaia.

sábado, 22 de agosto de 2009

Festa de Santa Eufêmia no Jarmelo

Todos os anos, o dia 16 de Setembro é dia de festa por terras do Jarmelo. É o dia de Santa Eufêmia, que ano após ano atrai peregrinos à Quinta do Silva para participarem nas cerimónias religiosas em honra daquela Santa. Este ano as festividades começam dia 12 de Setembro pelas 22:00 horas com um espectáculo musical do grupo Mito. Dia 15, pelas 20:00 horas realizar-se-á a tradicional procissão das velas seguida de Missa. No dia 16, dia da festa, a Missa terá lugar às 12:00 horas, seguida de procissão. Pela tarde decorrerá a tradicional arrematação de ofertas terminando as festividades com um baile de Fernando Monteiro.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ciência Viva no Jarmelo

No próximo dia 9 de Agosto, pelas 22 horas, no Alto do Jarmelo, junto à antiga Vila vai realizar-se mais uma sessão de observação nocturna onde será feita uma breve apresentação e identificação das constelações e das suas estrelas mais brilhantes. Será ainda possível observar a Lua, alguns planetas e seus satélites, enxames, nebulosas e galáxias. O Alto do Jarmelo, dada a sua localização (longe de grandes focos de poluição luminosa) é um dos melhores locais de observação nocturna do universo que nos rodeia. A iniciativa é promovida pela ADM Estrela - Associação de Desenvolvimento e Melhoramentos e a participação na mesma é livre não estando sujeita a quaisquer custos. Participem e tragam os amigos a familiares ao Alto do Jarmelo para verem as estrelas!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Jarmelo na Feira de São João

Depois do sucesso da edição do ano passado, a Câmara Municipal da Guarda volta a apostar na realização da Feira de São João nos próximos dias 23 e 24 de Junho, no Largo João de Deus. Colectividades, associações, artesãos, animadores, grupos de música e teatro, vendedores e artistas populares compõem evocação da feira de inícios do século XX. Partindo da venda de produtos tradicionalmente transaccionados nas feiras daquela época, na Feira de São João o visitante encontrará desde os produtos hortícolas aos manjericos, compotas, vinho, enguias, brinquedos de madeira, biscoitos, frutos secos, azeite, pão, rebuçados caramelizados e dezenas de outros produtos. No artesanato marcarão presença o cobertor de papa e das campainhas de bronze de Maçainhas, as tesouras de tosquia do Jarmelo, os cestos em madeira de castanho de Famalicão da Serra ou as facas do Verdugal. Lugar ainda nesta feira para a arte popular de António Ferreira, com os seus trabalhos em madeira. E como no São João da Guarda o estômago apela ao Caldo de Grão, às sardinhas assadas e às enguias, na Feira várias tasquinhas vão saciar o apetite dos visitantes. A juntar à ementa anterior vão estar o caldo verde, a carne de porco assada, as iscas de fígado, o vinho tinto, o pão e as azeitonas. Durante os dois dias da feira a animação será uma constante, com as participações de vários grupos e colectividades do Concelho e de companhias e grupos profissionais, havendo lugar para música, animação circense e teatro de robertos. Também não faltará a tradicional fogueira de S. João com rosmaninho, acompanhada por um bailarico ao som do acordeão da etnomusicóloga Carla Nunes. A saber, na música não faltarão as Fanfarras NemFáNemFum e Banda às Riscas, nem as gaitas de beiços do grupo Roncos do Diabo de Trás-os-Montes, o tocador de realejo, os ranchos da Guarda, de Videmonte e de Maçainhas (Ontem Hoje e Amanhã), nem o Coro Sénior do Centro Cultural da Guarda ou os grupos de cantares da Arrifana, “A Mensagem” de S. Miguel e a Ronda do Jarmelo, nem o barulhento grupo de bombos “Trinta por uma linha” ou as músicas dos estudantes apresentadas pela Copituna D’Oppidana.O Teatro estará representado pelos robertos da companhia Limite Zero que apresentam duas peças curtas de teatro de robertos: “O Barbeiro” e “A Tourada”, espectáculos que resultam de uma recolha etnográfica do teatro popular português de fantoches de luva (robertos) muito comuns no início do século XX em feiras e romarias. Ainda no Teatro o Aquilo, da Guarda apresenta o espectáculo “Dom Quixote e os Boi(a)s da Guarda”. A animação do recinto está ainda garantida pelo grupo Jôglitron, que apresenta um espectáculo de artes circenses e teatro cómico e visual onde predominam os números de ginástica e malabarismo. Também a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda marcará presença na feira com diversos jogos e actividades.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

CEI promove curso com passagem pelo Jarmelo

O Centro de Estudos Ibéricos levará a efeito, de 15 a 19 de Junho, na Guarda, a 9ª edição dos Cursos de Verão do CEI, este ano subordinada ao tema “O Património dos espaços fronteiriços: experiências e boas práticas de revitalização”. Tendo como objectivos o debate sobre o património natural e construído das regiões transfronteiriças, bem como a troca de experiências e métodos eficazes no âmbito da revitalização patrimonial nestes territórios, o curso encontra-se estruturado em conferências, painéis de debate e saídas de campo, aliando a vertente teórica a uma interessante componente prática e lúdica.A acção é creditada pela Universidade de Salamanca com 3 créditos de “libre elección”. As sessões em sala (dias 15 e 19) terão lugar na Sala “Tempo e Poesia”, da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço. O programa detalhado é o seguinte:

Dia 15
9h30 - Sessão de Abertura
10h00 - Prof. Valentín Cabero –Universidade de Salamanca
11h15 - Prof. Lúcio Cunha – Universidade de Coimbra
14h30 - Prof. Jose Luis García Grinda - Escuela Téc. Sup. de Arquitectura de Madrid
15h30 Prof. Gonçalo Poeta - Escola Superior de Turismo e Hotelaria (IPG)

Dia 16
8h30 – 19h00 Trabalho de campo
“Rotas Culturais: paisagens, identidade e desenvolvimento rural”
Percurso: Penha de França, La Alberca, Mogarráz (Espanha)
Orientado por: Prof. Valentín Cabero – USAL; Ángel del Prado – ASAM; Florencio Maíllo

Dia 17
8h30 – 19h Trabalho de campo
“A fronteira e as suas fortificações: Aldeias Históricas e requalificação urbana”
Percurso: Jarmelo (Castro e escavações arqueológicas), Almeida (AHP),
Castelo Rodrigo, Fuerte de la Concepción (Espanha)
Orientado por: Prof. António Gama Mendes – UC; Dr.ª Isabel Boura - CCDRC

Dia 18
8h30 – 19h Trabalho de campo
“O património natural e construído dos espaços de montanha (Serra da Estrela)”
Percurso: CISE, Parque Natural da Serra da Estrela, Aldeias de Montanha, Linhares
Orientado por: Prof. Lúcio Cunha – UC; Prof. Gonçalo Poeta - Escola Sup. Turismo
e Hotelaria (IPG)


Dia 19
10h00 – 13h
Mesa Redonda
Prof. ª Teresa Alves –Universidade de Lisboa
D. Luciano Sánchez Pérez-Moneo – Sec.General Fundación Aranjuez Paisaje Cultural
Dr.ª Anabela Sardo - Directora da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (IPG)
Prof. João Pedro Estevão - Escola Superior de Turismo e Hotelaria (IPG)

13h00 Encerramento e Entrega de Diplomas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Para quem não teve oportunidade de participar...

Para todos os que não puderam assistir ao espectáculo "Um Elo chamado JarmElo" aqui fica um cheirinho do que por lá se passou.


Podem ver a reportagem completa em:

http://videos.sapo.pt/1HaKZQHpKYrSQY3jHWR9

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Um Elo Chamado Jarmelo

“Um Elo Chamado JarmElo” é o título da apresentação final do Inside Out 7, que nesta edição se desenvolveu com a população de várias localidades emvolventes da antiga vila do Jarmelo, sob a orientação do músico Fernando Mota e da actriz e especialista em Teatro Comunitário Cláudia Andrade tendo como ponto de partida os sons, as músicas e as histórias do Jarmelo. A apresentação acontece no TMG no próximo dia 2 de Junho (às 21h30), no Pequeno Auditório e juntará em palco 18 pessoas, com idades compreendidas entre os 3 e os 85 anos. À exploração e recolha dos sons daquela região como a percussão com objectos de trabalho (tesouras de tosquia) ou até mesmo os apitos vegetais, juntaram-se os cantares populares, e as histórias de cada um dos participantes, num trabalho que tem como objectivo reflectir e avivar a memória e os afectos das gentes do Jarmelo.«Descobri gente muito boa, do ponto de vista humano. Têm as histórias da sua terra e têm as histórias dos seus animais, das suas canções, das paisagens… ou seja, um património cultural riquíssimo que nós tentámos explorar e desenvolver através de sons, mas também de imagens», refere Fernando Mota a propósito desta acção. O grande à vontade dos participantes surpreendeu desde o primeiro momento os dois formadores, «todos os jogos que lhes propusemos tanto ao nível dramático, de movimento ou de sons, foram aceites com a maior das naturalidades e de abertura, o que nos surpreendeu imenso», adianta o músico que garante ainda que os participantes mais parecem profissionais, tal o à vontade com que encaram o palco. «O que vamos fazer no dia 2 de Junho (data da apresentação ao público) é quase transladar as pessoas do Jarmelo para o palco do TMG e mostrar o seu quotidiano de uma forma muito simples e despretensiosa mas, ao mesmo tempo, forte, autêntica e genuína», acrescenta a actriz Cláudia Andrade. Fernando Mota é músico e actor desde 1994, tendo uma larga experiência na construção de instrumentos musicais experimentais e de objectos sonoros originais. Na área da formação, leccionou Expressão Musical em várias instituições, bem como vários workshops de música, construção de instrumentos e teatro. Cláudia Andrade desde 1993 trabalha como actriz em diversos projectos com o Teatro da Cornucópia, o Trigo Limpo teatro ACERT, o Teatro do Morcego, Teatro Instável o Théâtre de la Mezzanine, a Companhia La Puerta, Companhia Jordi Bertrán e Quarto Período – O do Prazer, onde começou a fazer teatro. Na área pedagógica, leccionou a disciplina de Áreas de Expressão no curso de Animação Sócio-Cultural na Escola Professional de Tondela, e oficinas de Expressão Dramática na Comunidade Juvenil S.Francisco de Assis e no CAF do Alto de S.João, colaborando frequentemente com o Serviço Educativo da Culturgest. Participou também em curtas-metragens com Marc Nef e João Figueiras e em várias séries televisivas. Neste momento está a frequentar o Mestrado de Teatro e Comunidade na ESTC.
Para a apresentação final do no dia 2 de Junho, os bilhetes já se encontram à venda no TMG.

domingo, 24 de maio de 2009

Jarmelo volta às páginas dos jornais

Durante o mês de Maio mais duas reportagens foram realizadas pelos jornais locais sobre o Jarmelo. Desta vez o tema foi as "Meninas Soleiras" da Urgueira. Nas reportagens escritas nos jornais "A Guarda" e "Terras da Beira", mais uma vez se chamou a atenção para o envelhecimento da população das aldeias do Jarmelo, do seu isolamento e das suas dificuldades no seu dia a dia.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

XXVI edição da Feira Concurso do Jarmelo

Após o sucesso da XXV edição da Feira Concurso do Jarmelo que decorreu a 4 de Junho de 2008, a comissão organizadora informa que se encontra a fazer todos os preparativos para que a XXVI edição supere as anteriores. Este ano houve a necessidade de proceder a várias alterações relativas à organização do evento. A primeira tem a ver com o próprio calendário que, devido à agenda eleitoral, houve necessidade de adiar o evento do tradicional primeiro Domingo de Junho para um Domingo de Setembro (data a definir). A segunda alteração diz respeito ao tratamento dado aos criadores presentes. Este ano conseguiu-se garantir apoios monetários aos criadores pela sua presença no concurso pecuário, o que se irá traduzir num aumento de gado a concurso, com o consequente aumento dos visitantes.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Nós Por Cá... também não temos água e saneamento

Não há duas sem três. Em muito pouco tempo a SIC voltou a visitar o Jarmelo para mais uma reportagem. Desta vez o tema foi o licenciamento obrigatório dos recursos hidricos. Este assunto tem levado a alguma polémica um pouco por todo o País, principalmente nos meios rurais. O Jarmelo não é excepção, onde a obrigatoriedade de ter poços, furos ou fossas é mais que evidente...

Reportagem SIC:

http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Nos+Por+Ca/2009/5/lei-dos-pocos.htm

terça-feira, 5 de maio de 2009

A simplicidade das gentes do Jarmelo



De tempos a tempos a comunicação social nacional descobre o Jarmelo como local onde "viver" tem um significado diferente do comum.
A "menina Zézinha", depois de muito viajar pelo Mundo, continua a ser feliz na sua aldeia (Urgueira). Embora no Jarmelo ainda existam aldeias sem rede domiciliária de água e rede de esgotos, as suas populações insistem em viver felizes. Parabéns a todos!!

Reportagem SIC:
http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Jornal+da+Noite/2009/5/aldeia-de-solteiras.htm

Raça Jarmelista volta a afirmar-se



Mais uma vez a polémica em torno da raça Jarmelista volta a instalar-se. Os criadores da raça Mirandesa continuam a contestar o reconhecimento da raça Jarmelista. Estes criadores sentem-se agora prejudicados pelo afirmar de uma raça em vias de extinção. Afinal que raça é esta, que apenas com cerca de 80 exemplares, parece ameçar a sustentabilidade de uma raça tão conhecida como é a raça mirandesa?

Reportagem SIC:
http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Nos+Por+Ca/2009/5/guerra-do-gado.htm

segunda-feira, 23 de março de 2009

Raça Jarmelista novamente em risco

Mais uma vez a Raça Jarmelista corre riscos. Depois das mudanças na agricultura portuguesa, que tornaram dispensável a criação desta raça bovina, depois da falta de apoios para a sua criação, depois de anos de estudos para a sua classificação como um raça nacional, depois de ser considerada como património municipal do concelho da Guarda, ... depois, depois, depois de tudo isto... os criadores da raça Mirandesa contestam o reconhecimento da raça Jarmelista. Afinal parece que no mundo animal ainda há racismo!!!

Sobre este assunto e muitos outros, pode ouvir a entrevista com Agostinho da Silva, Presidente da Junta de Freguesia do Jarmelo (São Pedro) à Rádio Altitude. http://altitude.mypodcast.com/2009/03/28_Fev_Argumentrio-188104.html

quarta-feira, 4 de março de 2009

Uma pergunta... e uma resposta

No passado dia 17-12-2008, dois deputados da Assembleia da Républica questionaram o Sr. Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, sobre os atrasos verificados no pagamento dos apoios à Associação de Criadores de Ruminantes do Concelho da Guarda, responsável pela valorização e conservação da raça autóctone "Jarmelista" que caracteriza o nosso património pecuário.
Em resposta, o Sr. Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, respondeu aos dois deputados, em 15-01-2009, às questões então levantadas, explicando o porquê dos atrasos no pagamento dos apoios.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Jarmelista no Site da RURALBIT

A RURALBIT é uma empresa de consultadoria, gestão de populações animais, desenvolvimento de Web Sites para o mundo rural e livros genealógicos que dispõem no seu site de um espaço dedicado às Raças Autoctenes Nacionais. Nesse espaço poderão ser colocadas fotos de cada uma das raças existentes e a Jarmelista também dela faz parte. Até à pouco sem fotos ... viu agora o seu espaço preenchido com algumas fotos tiradas na Feira Concurso de 2007.Podem visitar através do seguinte link:http://autoctones.ruralbit.com/?rac=Jarmelista&esp=Bovinos&id_act=

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Uma VACAGALO do Jarmelo

Na noite de 23 de Fevereiro, as ruas da Guarda vão dar lugar à folia carnavalesca do espectáculo "Julgamento e Morte do Galo do Entrudo". Tal como em edições anteriores, esperam-se milhares de pessoas para seguir o cortejo do galo entre o Jardim José de Lemos e a Praça Velha da cidade. Trata-se de um espectáculo comunitário e de expiação, onde desfilam centenas de participantes oriundos das colectividades do concelho, como é o caso da Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, e também actores, músicos e cantores profissionais. Ao desfile não faltará também o culpado por todos os males e injustiças acontecidas o ano que passou, ou seja, o galo, que na Praça velha será julgado e punido! Uma das grandes novidades desta edição residirá precisamente no julgamento do galináceo que este ano terá o formato de Ópera Bufa. Os advogados de defesa e acusação serão, respectivamente, a soprano Helenas Neves e o tenor Sérgio Martins. O elenco contará ainda com Albino Bárbara que interpretará o juiz; Américo Rodrigues, António Godinho, Isabel Monteiro e Vasco Queiroz serão as testemunhas de acusação e Agostinho da Silva, Carlos Lopes, Cristina Fernandes e Filipa Teixeira.
A organização promete ainda momentos de surpresa, onde tudo pode acontecer! Para além das surpresas está previsto um momento multimédia, com fortes efeitos visuais e recurso a laser.
O Julgamento e Morte do galo do Entrudo é um espectáculo comunitário que contará com a participação activa de mais de uma dezena de colectividades do concelho, a saber: Associação Cultural Copituna d'Oppidana, Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Rapoula, Centro Cultural da Guarda, Grupo "Os Beirões" de Maçainhas, Grupo de Cantares "Ontem, Hoje e Amanhã" de Maçainhas, Associação Cultural e Recreativa da Sequeira, Grupo de Cantares "A Mensagem", Raiz de Trinta - Associação Juvenil e ainda os alunos do curso de Animação Sociocultural do IPG. Às colectividades juntam-se ainda três grupos de foliões convidados pelo TMG a integrar o desfile: a equipa Espiral com a alegria e folia dos Zés Pereiras, Gigantones e Cabeçudos; o grupo de teatro espanhol La Saca e ainda o grupo Samarkanda Teatro. À festa junta-se ainda a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Gouveense.
O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo é um espectáculo produzido pela Culturguarda EM/ TMG para a Câmara Municipal da Guarda. A coordenação é de Américo Rodrigues, os textos estão a cargo de Rui Isidro e de António Godinho, a direcção musical é de César Prata, a concepção do Galo é da artista plástica Teresa Oliveira, encarregada também da sua construção, com o grupo de teatro Aquilo e a voz do galo é de Joaquim Martins.
Recordamos que o julgamento do galo é uma tradição de diversas localidades do concelho da Guarda, um ritual de exorcismo de todos os males em que o Galo é o culpado por intrigas, desavenças e todos os insucessos que tiveram lugar no ano que passou, pelo que é julgado e condenado em praça pública, num ritual expiatório e de purificação, através do qual se renova a esperança num ano melhor.
Porque a organização sabe que muita folia pode causar uma forte sensação de estômago vazio, e sabendo-se que o galo vai ser condenado, no final haverá canja de… galo para o público presente na Praça Velha. Como os tempos são de crise e nada dados a desperdícios, o malogrado galináceo será servido numa deliciosa canja aos guardenses e visitantes.
E para que nada falte aos foliões, e porque a noite de Carnaval é de festa, durante o percurso (do Jardim José de Lemos à Praça Velha) haverá "postos de reabastecimento" de vinho, com o apoio da Adega Cooperativa de Pinhel. Vinho da região para aquecer o coração.

Os elementos do grupo do Jarmelo encontrar-se-ão, pelas 20.30h, no jardim José de Lemos (jardim junto ao Hotel de Turismo da Guarda), vestidos com umas calça pretas, ou escuras e um casaco vermelho, para desfilarem com a… o… VACAGALO. Todos os que se inscreveram, levarão ainda um “Kit do Jarmelo”, constituído por um belo par de cornos e uma crista de galo na cabeça, e terão que empurrar o... a... VACAGALO pelas ruas da cidade até à praça da Sé. Desfilarão todos juntos até ao local do julgamento do galo, gritando sempre “Morte ao Galo!!!” . No início do desfile, pelas 20.30h, junto da VACAGALO haverá uma pequena reunião onde ensaiarão a coreografia. Todos os que não se inscreveram a tempo, são bem-vindos, poderão desfilar connosco, tragam a roupa vermelha e preta, só não podem é levar os fantásticos corninhos, a crista de galo e cear, mas podem comer canja de galinha e beber vinho até cair para o lado!!!Um abraço! E até lá…

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Estragos no Jarmelo

Passado um ano sobre o inicio dos trabalhos de requalificação das ruínas da antiga Vila do Jarmelo, o mau tempo fez estragos. Depois da muita chuva e vento das últimas semanas, a muralha da antiga vila acabou por ceder, voltando ao estado de ruína em que se encontrava. Mais uma vez a lendária maldição de D. Pedro sobre o Jarmelo (não ficará pedra sobre pedra) voltou a concretizar-se, desta vez "pela mão" de São Pedro.
A Câmara Municipal da Guarda, alertada pela ACDJ para o acontecido, enviou já os seus técnicos da área de arqueologia e restauro ao local no sentido de serem tomadas medidas de resolução do problema.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Empresa com origem no Jarmelo ganha prémio

O queijo de cabra «Quinta do Pontão» produzido na Guarda, na fábrica «Lacticínios Progresso do Mileu», com origem numa antiga fábrica no Jarmelo, foi premiado com a medalha de ouro num concurso internacional de queijo realizado em Novembro em Valladolid, pela Junta de Castilla y León e pelo Instituto Tecnológico Agrário daquela província espanhola.«O prémio Cincho de Oro distinguiu o queijo da Guarda num evento onde estiveram a concurso mais de 600 amostras de países como Espanha, França, Itália e Inglaterra».

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Jarmelo no Interior

Mais uma vez o Jarmelo foi motivo de reportagem. Desta vez foi no jornal regional "O Interior", que na sua última edição, datada de 15 de Janeiro de 2009, editou um artigo da jornalista Rosa Ramos com o titulo "O amor, a pior das maldições". Surgiu esta reportagem a propósito da passagem de mais um aniversário sobre o episódio do assassínio de Dona Inês de Castro em Coimbra. Tal episódio, ocorrido à 654 anos, está intimamente ligado ao Jarmelo, podendo ter vindo a tornar-se decisivo na sua história.
Crónica da Rádio Altitude do dia 7 de Janeiro de 2009.

Criatividade Jarmelista