No próximo dia 7 de Dezembro, o grupo de cantares "A Mensagem" volta a actuar no Jarmelo. A deslocação daquele grupo ao Jarmelo insere-se nas actividades previstas no projecto Andarilho da Câmara Municipal da Guarda. A actuação terá lugar no salão da sede da Freguesia do Jarmelo (São Pedro), pelas 16:00. A entrada é livre.
sábado, 29 de novembro de 2008
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Património do Jarmelo em destaque...
Já foi lançada a quarta edição do Guarda Viva - Boletim Municipal. Nesta edição o destaque vai para o dossiê especial sobre a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, que a Câmara Municipal da Guarda inaugurou no dia da cidade, dia 27 de Novembro. Destaque também para a edição de um artigo sobre património, elaborado pelo Dr. Vitor Pereira, arqueólogo da Câmara Municipal da Guarda, intitulado "Em Torno das Muralhas da Antiga Vila do Jarmelo".
O fio da memória da Ronda do Jarmelo
No próximo dia 5 de Dezembro, pelas 18h00, no Auditório do Paço da Cultura irá decorrer o lançamento de cinco novos cadernos da colecção "O Fio da Memória", dedicados aos seguintes temas:
Nº 70 - "Lacrima Laetitiae (Lágrima de Alegria)" de Lusitana Ricardo, com Nota Introdutória de António Augusto Rodrigues;
Nº 71 - "Memórias de uma Emigrante" de Maria Isménia Teixeira, com Nota Introdutória de Anselmo Pinheiro;
Nº72 - "Ronda do Jarmelo" de Isidro Almeida;
Nº73 - "Gente como Nós III" de António Sá Rodrigues;
Nº74 - "Festejos de S. Martinho na Região da Guarda" de Cameira Serra e Nuno C. Serra
Nº 70 - "Lacrima Laetitiae (Lágrima de Alegria)" de Lusitana Ricardo, com Nota Introdutória de António Augusto Rodrigues;
Nº 71 - "Memórias de uma Emigrante" de Maria Isménia Teixeira, com Nota Introdutória de Anselmo Pinheiro;
Nº72 - "Ronda do Jarmelo" de Isidro Almeida;
Nº73 - "Gente como Nós III" de António Sá Rodrigues;
Nº74 - "Festejos de S. Martinho na Região da Guarda" de Cameira Serra e Nuno C. Serra
No final da sessão, o grupo de cantares Ronda do Jarmelo, realizará uma pequena actuação interpretando alguns dos seus mais conhecidos temas.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Ronda do Jarmelo regressa ao Teatro
Mais um aniversário da Guarda: rádio memória, um espectáculo de celebração colectiva sobre o imaginário guardense que conta com a participação de mais de três centenas de pessoas e das colectividades do concelho da Guarda. Mais uma vez a Ronda do Jarmelo foi também convidada a participar nesta produção. A estreia é no dia 21 e o espectáculo fica em cena, no Grande Auditório do TMG, até ao dia 23 de Novembro.Trata-se de uma co-produção do Teatro Municipal da Guarda e do Trigo Limpo - Teatro ACERT para a Câmara Municipal da Guarda, a propósito do 809º aniversário da cidade da Guarda.
A partir do “estúdio” da Rádio Altitude, um locutor conduz uma emissão especial sobre a Guarda que nos transporta para acontecimentos marcantes, divertidos e/ou trágicos da história da cidade. Uns que aconteceram, outros que poderiam muito bem ter acontecido e outros ainda que podem vir a acontecer… Pela emissão vão desfilar personagens, heróis e anti-heróis, poetas e estudantes, almas do além e historiadores, figuras ilustres e não ilustres da cidade. Este é o fio condutor do espectáculo “Guarda: rádio memória” que, à semelhança do que aconteceu com “Guarda: paixão e utopia”, pretende ser um espectáculo festivo e de celebração colectiva da cidade mais alta, que por esta data comemora o seu 809º aniversário. A Guarda está de parabéns e, em palco, actores, músicos, bailarinos e colectividades vão dar vida a esta produção, uma grande festa de aniversário que tem por pano de fundo o imaginário guardense.
Arte do Jarmelo em exposição
Desde o dia 17 de Novembro, a Galeria do Paço da Cultura recebe a exposição “Ar da Guarda”, uma colectiva de pinturas e esculturas feitas a partir de um desafio da Câmara Municipal da Guarda aos artistas plásticos da região, com o objectivo de representar o ar da Guarda. Gracinda Costa, José Vieira, Evelina Coelho, Carlos Adaixo, João Reis, Barreira Pires, Luís Rebelo, António Godinho, Menne, Teresa Oliveira, Rui Miragaia (do Jarmelo), João Currais, Kim Prisu, Maria Lino e Pedro Renca (do Jarmelo) são os artistas que aceitaram o desafio da autarquia e desenharam, pintaram, esculpiram ou escreveram o “Ar da Guarda”.
Mais uma vez o Jarmelo está presente com a arte de trabalhar o ferro. Os trabalhos vão estar expostos na Galeria do Paço da Cultura até ao próximo dia 3 de Janeiro. “Ar da Guarda” tem entrada livre e pode ser visitada nas salas de exposição do Paço da Cultura, de Segunda a Sábado entre as 14h e as 20h.
Subscrever:
Mensagens (Atom)