terça-feira, 24 de julho de 2018

Carne Jarmelista nas 7 Maravilhas da Gastronomia Nacional

A riqueza dos produtos endógenos está bem patente na típica mesa beirã. O queijo, a morcela, o azeite e a carne Jarmelista integram e ilustram a gastronomia da região, fortemente marcada pela riqueza dos solos e especificidade climática.
A presença da oliveira e da produção de azeite no concelho da Guarda e em grande parte da Beira Interior está associada historicamente à nobreza, qualidade e riqueza do produto.
A morcela da Guarda é considerada um produto tradicional de qualidade reconhecida. A morcela é um enchido fumado obtido a partir de sangue e gorduras de porco, condimentado com sal, salsa, colorau doce, cebola e cominhos.
A raça jarmelista, única e exclusiva da beira interior, da Guarda, representa a tradição e a singularidade da nossa terra. Origina um produto de excelência, carne tenra, extremamente suculenta e muito saborosa.
Produzido há seculos na região serrana da Estrela a partir de leite  de ovelhas Bordaleiras, o queijo Serra da Estrela é hoje uma referência da  gastronomia e da cultura portuguesas, tendo granjeado reconhecimento além-fronteiras pelo seu caráter distinto e singular.

A entidade promotora da MESA CIDADE DA GUARDA é o MUNICÍPIO DA GUARDA.

Criatividade Jarmelista